O Conceito de Funil de Venda.
O Funil de vendas como já vimos anteriormente é uma forma prática e simplificada de mostrar o caminho percorrido de um potencial cliente, até se tornar um cliente definido. Esse aspecto ajuda as empresas e negócios a identificar a real situação de conversão do consumidor e facilita as tomadas de ação e tomada de decisão para atingir e abordar aquele potencial cliente da melhor maneira possível.
Geralmente esse abordagem é feita por uma equipe de planejamento e vendas, mais com a evolução do mercado e da tecnologia outras práticas como a geração de conteúdo de qualidade, e o inbound marketing são utilizadas para atingir o consumidor de maneira mais atrativa criando uma comunicação direta com esse cliente e facilitando o fechamento da venda e de contratos.
O topo do funil
O topo do funil representa aquele público que ainda não sabe que tem um problema, ou não está procurando soluções, são realmente pessoas que estão distantes de se tornar um cliente. Não sabem o que procuram ainda, estão apenas buscando informações as vezes até de maneira errada.
Apresentando o conceito do topo do funil, ele vem com o objetivo de atrair esse consumidor de forma voluntária para o processo de venda ou “entrar no funil”. Para atrair esse público devemos ter em mente que ele não possui quase nenhum tipo de relacionamento ou contato com sua marca. O conteúdo precisa educar esse potencial cliente para ele entender seu mercado de atuação e as soluções e serviços que sua empresa pode oferecer para auxiliar em um problema ou em uma solução prática para aquele consumidor.
O marketing de conteúdo é a melhor prática para atração desse público, a criação de conteúdos de qualidade, materiais interessantes, um blog com notícias, newsletter fazem diferença na credibilidade e notoriedade da sua marca perante o público. E podem fazer com que esse potencial cliente futuramente contrate seus serviços.
O meio do funil
O meio do funil representa o momento em que esse potencial consumidor, já está ciente do problema ou busca soluções e alternativas para melhorar seu negócio ou empreendimento, esse é o momento que que devemos atrair a atenção desse consumidor para nossa empresa e mostrar que podemos suprir e atender suas necessidades.
A abordagem nesse estágio deve ser de maneira informativa mais com um aspecto mais especializado no problema daquele cliente, visando mostrar que sua empresa sabe o que está acontecendo e como resolver aquele problema, visando ganhar a confiança desse consumidor e sendo decisiva no momento da venda.
As mesmas práticas continuam valendo, porém o conteúdo pode ser focado no real problema daquele cliente, como exemplo uma newsletter focada nas soluções que você pode oferecer para o cliente de forma personalizada, a utilização de webnars como forma de criar um canal de comunicação direta com aquele potencial cliente. Essa é a hora que buscamos transformar esse potencial cliente em um lead verdadeiro que está interessado em adquirir e conhecer seus serviços.
O fim do funil
O final do funil é a parte onde o consumidor já está apto a adquirir seus produtos e serviços, ele busca informações finais para fechar sua decisão de compra, aqui suas práticas, a credibilidade da sua empresa, experiências passadas, preço e o prazo vão fazer diferença na hora da escolha do cliente.
Aqui as práticas de abordagem continuam só que de maneira totalmente personalizada para aquele lead, mostrando que sua empresa é a melhor solução para o problema dele, e que podemos criar um parceria de sucesso. O material aqui é direcionado já para um lead já qualificado, portanto quanto mais informações você possuir melhor e mais confiante seu cliente vai ficar.
Com o sucesso nas práticas e com a venda consumada podemos passar para o próximo passo. Muitas empresas pensam que após a conclusão da venda esse processo termina, mais estão enganadas ações pós-venda são de suma importância e buscam transformar aquele cliente em um cliente fidelizado e além disso evangelizador da sua marca.
Pós Venda
O processo de adquirir um cliente é muito mais caro e trabalhoso para as empresas e negócios, do que manter aquele cliente que já efetuou uma venda fidelizado a sua empresa. Portanto os esforços de pós venda são de suma importância para que seu negócio prospere e não gaste dinheiro desnecessário.
As práticas do marketing de conteúdo aqui ajudam bastante pois ao longo do funil de venda você já obteve várias informações sobre seu cliente, e agora você vai poder usar essas informações para suprir cada vez mais as necessidades dele de informação e solução de problemas, assim você ganha credibilidade com esse consumidor que percebe que sua empresa pode auxiliar o negócio dele de outras maneiras.
Além disso a prática de boas ações de pós venda vai fazer com que esse consumidor sinta-se prestigiado, fazendo que ele passe a ser um evangelizador da sua marca, trazendo novos clientes e negócios para você sem custo.
Concluindo…
O funil de vendas é uma prática que auxilia seu negócio a identificar os potenciais clientes do seu segmento e poder atrai-los de com uma abordagem personalizada e referente as necessidades e o posicionamento daquele consumidor no processo de venda. Utilizar essa método pode ser de grande ajuda para sua empresa conseguir informações valiosas sobre seus potenciais clientes e transforma-los em um consumidor satisfeito e evangelizador da sua marca.
Damião Araujo
Diretor de Comunicação e Criação
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Gustavo Vicente
Diretor de Marketing e Mídias Sociais
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