Inbound Marketing

Crie um relacionamento direto com seu público alvo.

“Diferente do marketing e da publicidade tradicional, o Inbound Marketing atrai, em vez de interromper.”

Quando falamos de inbound marketing, estamos falando de estratégias para se aproximar de um potencial cliente e conseguir criar um vínculo de comunicação direta para transformar esse lead em um cliente satisfeito. Para simplificar Inbound Marketing são o conjunto de estratégias que buscam atrair a atenção e despertar o interesse das pessoas.

Existem 3 grandes pilares que fazem dessa prática a mais completa para atrair possíveis clientes, são as estratégias de mídias sociais, search opitimize engine (SEO) e marketing de conteúdo, não ficando apenas a esses 3 pilares, porém, a prática dessa estratégia de comunicação depende muito da criatividade das pessoas envolvidas no desenvolvimento e criação dessas campanhas e das inúmeras variáveis que podem ser aplicadas. Veja abaixo algumas das ações que podem ser desenvolvidas para colocar em funcionamento o inbound marketing em seu negócio.

  • Publicação de posts em blog
  • Divulgação de Infográficos
  • Ebooks e Whitepapers
  • Webinars e Podcasts
  • Relações Públicas
  • Questionários
  • Social Bookmarking
  • Fóruns online
  • Vídeos online
  • Marketing em Comentários
  • E-mail marketing
  • SEO
  • Conteúdo em Mídias Sociais
  • Estratégias em Blogs

Inbound x Outbound

Diferente do Marketing comum o Inbound Marketing busca atrair clientes com conteúdo pertinente aquele público alvo específico, ao invés de utilizar a estratégia de interrupção, ele busca interagir com o potencial cliente e criar um vínculo com o mesmo. No outbound marketing ou marketing tradicional a informação ou promoção é levada até você e por muitas vezes você não está interessado em determinado produto ou serviço e acaba obrigado a receber tais informações. Nesse contexto a estratégia de Inbound busca ser menos invasivo ao consumidor e da a oportunidade para ele decidir o que mais lhe interessa a comunicação é uma via de mão dupla onde ambos podem expor suas dúvidas ou solicitações diferentemente do outbound que possui uma comunicação unilateral.

Quando falamos de custos a estratégia de inbound também se mostrou mais eficiente, conseguindo atingir e gerar uma maior número de cliente satisfeitos e potenciais clientes e diminuindo os custos com marketing tradicional, conseguindo gerar um número maior de conversões.Outra grande vantagem dessa estratégia é a capacidade de manutenção e coleta de informações ser bem mais sofisticada e menos engessada que na estratégia de marketing tradicional.

Apesar das inúmeras vantagens que o inbound tem a oferecer não devemo descartar a estratégia de outbound que deve ser usada e também poderá trazer resultados interessantes, o ideal é conseguir mesclar as duas estratégias e conseguir engajar mais clientes para seu negócio.

O Processo:

 

w

1. Atrair

Atrair o potencial cliente usando blogs, marketing de conteúdo e etc.

2. Converter

Converter esse visitante com ações como calls to action ou newsletter em um lead e criar um canal direto de comunicação.

3. Fechar

Usar as informações e transformar o lead em um cliente usando ações como e-mail marketing e workflows.

4. Agregar

Cliente satisfeito se transforma em um divulgador do seu negócio, utilize práticas de eventos e conteúdos personalizados.
Dentro do processo de criação da sua estratégia de inbound marketing, existem um grande números de ferramentas e aplicativos já disponíveis que vão ajudar sua empresa na implementação dessa estratégia, estar atualizado sobre seus clientes, conhecer e estudar seus leads, criar conteúdo de qualidade e pertinente ao seu público alvo são ações essenciais para que o Inbound funcione. Estar sempre atento ao tempo, lugar e conteúdo vai ser um diferencial para que tudo funcione e traga resultados positivos.
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