Benchmarking

Importante estratégia de análise de mercado e concorrência.

“Benchmarking é simplesmente o método sistemático de procurar os melhores processos, as ideias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior”

Christopher E. Bogan

Quando falamos do termo Benchmarking estamos diretamente falando de práticas voltadas para análise apronfudada de mercado e de concorrência, buscando as melhores práticas para desenvolver processos, produtos, serviços, logística e melhorar seu negócio.

Na prática dessa estratégia é fundamental a a pesquisa e coleta de dados, o monitoramento de mercado e de concorrentes, para que se crie uma inteligência de mercado, definindo os fatores que são diretamente impactantes ao seu negócio e assim usar isso como referência para o desenvolvimento de novas soluções que trarão melhores resultados.

A análise serve portanto para criar uma base referência para desenvolver melhoria nos processos do seu negócio, deve ser usada com conhecimento, e poderá trazer uma série de benefícios para empresa. Com o benchmarking em prática você ficará atualizado das informações do seu mercado atuante, descobrir novas tendências, melhorar processos e descobrir práticas de sucesso já implementadas por outras empresas do segmento de mercado e usar isso como importante ferramente de desenvolvimento de mercado.

Podemos citar algumas ações para começar implementar essa estratégia de análise.

 

Concorrentes
Defina quem são seus concorrentes e quais são as suas práticas de processos, serviços, logística, monitore suas ações e conseguirá insights de ações para melhorar seu negócio, faça isso com outros segmentos para também se atualizar sobre o que está acontecendo no mercado e em outras áreas que sua empresa ou negócio não atua.
Indicadores
Estabelecer indicadores e critérios é importante, desenvolva uma tabela e mensure quais são os fatores que realmente são importantes para sua empresa, sejam eles qualitativos ou quantitativos. A coleta de informações e definição desses fatores vão guiar as ações e serão a referência para conseguir colocar em prática as ações de benchmarking.
Coleta e mensuração de dados e informações
Coletar os dados e analisar os mesmos é fundamental para gerar informações que serão utilizadas para desenvolver melhorias no seu negócio. Desenvolver pesquisas, coletar dados de redes sociais e do Google Analytics, procurar novas ferramentas que forneçam esses dados e informações é de suma importância para essa estratégia.
Relatório
Com tudo analisado, montamos um relatório e iremos desenvolver junto ao marketing estratégias que vão ser criadas para optimizar pontos positivos e melhorar pontos negativos, aqui colocamos a mão na massa e a criatividade para desenvolver ações e práticas que vão diretamente influenciar em melhores resultados para o negócio e melhorar sua credibilidade e notoriedade no mercado que atua.
Com tudo deve-se entender que a prática do benchmarking ajuda a empresa e se firmar no mercado atuante e desenvolver melhores projetos e entregar melhores resultados, deve ser uma prática atualizada e realizada constantemente pois o mercado sempre está evoluindo e buscando novas soluções. Defina bem seus objetivos, monitore seu mercado, defina seus pontos importantes, procure dados, gere informações e assim conseguirá novas referências para desenvolver a estratégia de Benchmarking com sucesso e conseguirá gerar mais resultados positivos.

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