Caracterização do empreendimento
A questão visa conhecer a finalidade do plano de negócios: criando um negócio (implantação), expandindo um negócio já existente ou modificando a localização de sua empresa (relocalização).
Que tipo de empreendimento que você pretende implementar?
Análise de mercado e competitividade
A analise de mercado é importante na hora da implementação de sua de ideia de negocio, pois ela ajuda você a identificar as oportunidades e ameaças que o mercado impõem a seu negocio.
Quais são as qualidades que sua ideia possui e as oportunidades que você percebe em seu empreendimento?
Quais os pontos negativos que você vê em sua ideia e as principais ameaças ao seu negócio?
Local
A escolha do local e o espaço físico onde você pretende instalar seu negócio são decisões muito importantes para o sucesso do empreendimento. O local deve oferecer uma infra-estrutura necessária a seu negócio, ter acesso facilitado aos clientes e fornecedores, enfim, propiciar o seu crescimento.
Consumidor
O consumidor é voltado para o publico alvo. Nele estão inseridos os clientes que você já possui e potenciais clientes que você almeja atingir. Você deve pensar como é o perfil de seu cliente, o que ele consome e como consome, para com isso sempre satisfazer suas necessidades e expectativas, buscando sempre a fidelização.
Qual o seu mercado potencial?
Dimensione seu mercado principal.
O setor possui sazonalidade no consumo?
Fornecedor
São todas as pessoas, empresas e organizações que de alguma maneira oferecem um serviço, produto ou matéria – Prima que seja indispensável para seu negocio.
Quem serão seus fornecedores?
Os fatores citados ajudam a organizar itens importantes de sua empresa, como por exemplo as taxas cobradas pelo banco que irá processar os pagamentos de seus clientes.
Concorrente
Concorrentes são todas os outros negócios que de alguma forma atuam no mesmo segmento ou nicho que sua empresa, e possam interferir no poder de decisão de seus clientes e/ou potenciais.
Identifique quais são seus concorrentes
divulgação.
O conhecimento sobre a concorrência é importante para que a empresa esteja atenta a todos os acontecimentos que estão em torno de seu mercado. Pode também auxiliá-lo na definição de estratégias de atuação junto aos concorrentes.
Pessoal
São as pessoas que estão diretamente ligadas as funções internas e externas de sua empresa e recebem uma remuneração por esse trabalho.
Quais serão seus recursos humanos?
Nesta etapa deve ser feito um resumo das responsabilidades e qualificações de cada pessoa. Inicialmente você deve fazer um organograma de sua empresa definindo claramente as funções e linhas hierárquicas, isso com certeza o ajudará a definir o perfil das pessoas que irá contratar. Defina o número de pessoas, quais serão seus cargos, funções e responsabilidades e principalmente a qualificação exigida para realizar o trabalho a contento. Com estas informações, você terá condições de procurar no mercado o profissional adequado às necessidades de sua empresa aliado aos recursos disponíveis.
Produto e serviço
Estão diretamente ligados ao que vai ser oferecido a seus clientes. Sendo o produto um bem de consumo físico, e o serviço um bem de consumo intangível.
Quais suas vantagens competitivas?
Ao descrever o seu produto ou serviço, deverá deixar bem claro suas vantagens e benefícios. Citar aspectos que levarão o consumidor a escolher o seu produto/serviço, em vez de outros disponíveis no mercado. Deve-se aqui, estabelecer áreas de diferenciação. Listar as vantagens de seu produto em relação aos concorrentes, tais como patente, registro de marca, exclusividade, etc. Se no final, chegar à conclusão que a vantagem está do outro lado, registre modificações que serão feitas para reverter este quadro. Lembre-se: o seu produto/serviço deve ser melhor do que os dos outros.
Para evitar ociosidade ou até mesmo desperdício de recursos, é importante que a empresa faça um dimensionamento de suas instalações, volume de atendimento, número de funcionários, dentre outras variáveis que poderão fazer parte desta análise.
Estratégia Competitiva
São as ações planejadas que você irá tomar para obter diferenciação e se destacar perante seus concorrentes.
Defina uma estratégia competitiva
Definir uma estratégia é fundamental para traçar um direcionamento do seu negócio. Essa estratégia pode ser alcançada através de um controle efetivo dos custos ou até mesmo buscar um diferencial no que se refere a qualidade dos produtos/serviços, atendimento, tecnologia, marketing, etc.
Plano de marketing e comercialização
É a estruturação da identidade e organização de sua empresa, será o posicionamento de sua marca perante o mercado.
Defina uma marca para sua empresa e/ou produtos / serviços?
Defina uma estratégia de posicionamento / imagem em relação ao mercado.
Quais as estratégias de comunicação que serão utilizadas por você na divulgação de seu negócio e/ou produtos / serviços?
Descreva quais os canais de distribuição que você pretende utilizar.
Investimento
Será o dinheiro minimo necessário para iniciar suas atividades, bem como compra de equipamentos, matéria – prima, custos fixos e variáveis.
Relacione os investimentos necessários para a implantação de seu negócio.
- Levantar o investimento fixo (máquinas, instalações, móveis e utensílios).
- Estimar os custos fixos mensais.
- Pesquisar o percentual de impostos + comissões.
- Estimar o faturamento, as compras e o montante de impostos + comissões.
- Calcular a margem de contribuição e o seu índice.
- Qual o lucro esperado para o faturamento estimado?
- Determinar o estoque inicial ou de segurança.
- Calcular a necessidade de capital de giro.
- Investimento necessário: considerado o investimento fixo + necessidade de capital de giro.
- Taxa de rentabilidade.
- Prazo de retorno do investimento.