Plano Negócios

Planejamento e organização de negócios e mercado
O Plano de negócios é a melhor metodologia de trabalho que podemos usar para traçar um perfil fiel do mercado e analisar as possibilidades de lançar uma ideia ou negócio. Assim como construir uma casa, ou planejar uma viagem, uma empresa para operar precisar se organizar para poder atingir bons resultados.
Desenvolver um plano de negócio junto com o cliente e buscar as melhores soluções e oportunidades de mercado são o objetivo da Mekka Labs. É necessário amplo comprometimento, pesquisa e trabalho para que se concretize em sucesso. Criatividade e Inovação são fundamentais nessa área.

Caracterização do empreendimento

A questão visa conhecer a finalidade do plano de negócios: criando um negócio (implantação), expandindo um negócio já existente ou modificando a localização de sua empresa (relocalização).

Que tipo de empreendimento que você pretende implementar?
A pergunta pretende identificar de forma clara e objetiva, o ramo em que pretende atuar e os motivos que o levaram a tomar esta decisão. É interessante oferecer detalhes sobre o empreendimento. Por exemplo: se deseja montar um restaurante, qual é a proposta? self-service (a kg ou preço único) ou a la carte?; se é um comércio, atacadista ou varejista? e assim por diante.

Análise de mercado e competitividade

A analise de mercado é importante na hora da implementação de sua de ideia de negocio, pois ela ajuda você a identificar as oportunidades e ameaças que o mercado impõem a seu negocio.

Quais são as qualidades que sua ideia possui e as oportunidades que você percebe em seu empreendimento?
Muitas oportunidades são encontradas pela identificação de tendências. Estas tendências merecem rigorosa atenção por parte das empresas para se detectar uma nova oportunidade.
Quais os pontos negativos que você vê em sua ideia e as principais ameaças ao seu negócio?
As ameaças também são uma constante e surgem de todas as esferas: do desinteresse do mercado consumidor por seu produto à entrada de novos concorrentes com importantes diferenciais competitivos, passando pela carência de insumos e matérias-primas. Por isso, sua atenção às mudanças, chamadas sinais de mercado, deve ser total e contínua, de modo a lhe permitir interagir com previsibilidade e consistência.

Local

A escolha do local e o espaço físico onde você pretende instalar seu negócio são decisões muito importantes para o sucesso do empreendimento. O local deve oferecer uma infra-estrutura necessária a seu negócio, ter acesso facilitado aos clientes e fornecedores, enfim, propiciar o seu crescimento.

Consumidor

O consumidor é voltado para o publico alvo. Nele estão inseridos os clientes que você já possui e potenciais clientes que você almeja atingir. Você deve pensar como é o perfil de seu cliente, o que ele consome e como consome, para com isso sempre satisfazer suas necessidades e expectativas, buscando sempre a fidelização.

Qual o seu mercado potencial?
Mercado potencial significa identificar seu público principal – para quem você pretende produzir, vender, prestar serviços, etc. (região, sexo, costumes, estilo de vida, renda). Esta análise pode ser estendida para que tipo de empresa (porte, ramo de atuação, nível de faturamento, comércio, indústria), pode ser atendida pelo produto/serviço. Deve-se priorizar os mercados identificados.
Dimensione seu mercado principal.
As informações quanto ao raio de atuação da empresa, tamanho de mercado, número de clientes/clientes potenciais dentre outras variáveis, podem ser obtidas através da consulta em bancos de dados, de censos econômicos e demográficos, publicações especializadas do setor, associações comerciais e de classes, sindicatos, órgãos do governo federal, estadual e municipal, com os concorrentes ou ainda em pesquisas de mercado junto ao mercado-alvo.
O setor possui sazonalidade no consumo?
A sazonalidade está ligada diretamente a variação da demanda dos produtos/serviços da empresa. Por exemplo: uma sorveteria tem como pico de vendas no período de verão e uma queda acentuada no consumo desse produto em meses de climas mais frios. Ao conhecer as oscilações que seus produtos/serviços possam sofrer em determinadas épocas do ano, o empresário deve pensar em alternativas para resolver o problema (Exemplo: inserção de novos produtos, promoção, etc.).

Fornecedor

São todas as pessoas, empresas e organizações que de alguma maneira oferecem um serviço, produto ou matéria – Prima que seja indispensável para seu negocio.

Quem serão seus fornecedores?
Considere sua localização, preço, forma e prazos de pagamento, disponibilidade de fornecimento, lote mínimo de compra, sazonalidade de fornecimento, etc.
Os fatores citados ajudam a organizar itens importantes de sua empresa, como por exemplo as taxas cobradas pelo banco que irá processar os pagamentos de seus clientes.

Concorrente

Concorrentes são todas os outros negócios que de alguma forma atuam no mesmo segmento ou nicho que sua empresa, e possam interferir no poder de decisão de seus clientes e/ou potenciais.

Identifique quais são seus concorrentes
Seus pontos fortes e fracos, canais de distribuição, custos e preços de venda praticados, políticas de crédito e formas de
divulgação.

O conhecimento sobre a concorrência é importante para que a empresa esteja atenta a todos os acontecimentos que estão em torno de seu mercado. Pode também auxiliá-lo na definição de estratégias de atuação junto aos concorrentes.

Pessoal

São as pessoas que estão diretamente ligadas as funções internas e externas de sua empresa e recebem uma remuneração por esse trabalho.

Quais serão seus recursos humanos?
Dimensione sua equipe de trabalho, relacionando número de empregados, cargos, salários e encargos sociais esperados.
Nesta etapa deve ser feito um resumo das responsabilidades e qualificações de cada pessoa. Inicialmente você deve fazer um organograma de sua empresa definindo claramente as funções e linhas hierárquicas, isso com certeza o ajudará a definir o perfil das pessoas que irá contratar. Defina o número de pessoas, quais serão seus cargos, funções e responsabilidades e principalmente a qualificação exigida para realizar o trabalho a contento. Com estas informações, você terá condições de procurar no mercado o profissional adequado às necessidades de sua empresa aliado aos recursos disponíveis.

Produto e serviço

Estão diretamente ligados ao que vai ser oferecido a seus clientes. Sendo o produto um bem de consumo físico, e o serviço um bem de consumo intangível.

Quais suas vantagens competitivas?
Relacione os produtos/serviços que serão oferecidos pela empresa e suas características.
Ao descrever o seu produto ou serviço, deverá deixar bem claro suas vantagens e benefícios. Citar aspectos que levarão o consumidor a escolher o seu produto/serviço, em vez de outros disponíveis no mercado. Deve-se aqui, estabelecer áreas de diferenciação. Listar as vantagens de seu produto em relação aos concorrentes, tais como patente, registro de marca, exclusividade, etc. Se no final, chegar à conclusão que a vantagem está do outro lado, registre modificações que serão feitas para reverter este quadro. Lembre-se: o seu produto/serviço deve ser melhor do que os dos outros.

Para evitar ociosidade ou até mesmo desperdício de recursos, é importante que a empresa faça um dimensionamento de suas instalações, volume de atendimento, número de funcionários, dentre outras variáveis que poderão fazer parte desta análise.

Estratégia Competitiva

São as ações planejadas que você irá tomar para obter diferenciação e se destacar perante seus concorrentes.

Defina uma estratégia competitiva
Use como base as variáveis: liderança no custo e diferenciação.
Definir uma estratégia é fundamental para traçar um direcionamento do seu negócio. Essa estratégia pode ser alcançada através de um controle efetivo dos custos ou até mesmo buscar um diferencial no que se refere a qualidade dos produtos/serviços, atendimento, tecnologia, marketing, etc.

Plano de marketing e comercialização

É a estruturação da identidade e organização de sua empresa, será o posicionamento de sua marca perante o mercado.

Defina uma marca para sua empresa e/ou produtos / serviços?
Uma marca bem trabalhada pode contribuir de forma efetiva para o sucesso de seu negócio. Ela está associada a qualidade de seu produto/serviço, a credibilidade da empresa junto aos clientes, enfim, consolida uma imagem no mercado. Você deve estar atento para sua facilidade de pronúncia e de memorização, para fácil lembrança e associação com o produto/serviço.
Defina uma estratégia de posicionamento / imagem em relação ao mercado.
A ação visa buscar uma afinidade com o seu cliente potencial. Pretende direcionar todo esforço de marketing no sentido de associar o seu negócio às diversas características que são atribuídas ao mercado. Exemplo: “empresa tradicional”, “empresa jovem”, “empresa de vanguarda”, etc.
Quais as estratégias de comunicação que serão utilizadas por você na divulgação de seu negócio e/ou produtos / serviços?
Devem ser analisados os meios de comunicação (rádio, TV, mala direta, internet, carro de som, “rádio poste”, faixas, jornal, telemarketing) que sua empresa irá utilizar, sua frequência e custo.
Descreva quais os canais de distribuição que você pretende utilizar.
A forma com que você vai levar o produto/serviço ao mercado irá influir no alcance do seu cliente potencial, na sua capacidade de atingir novos mercados e no seu dimensionamento. A empresa pode adotar uma série de canais para isso, como: vendedores internos e externos, representantes, franquias, internet, etc.

Investimento

Será o dinheiro minimo necessário para iniciar suas atividades, bem como compra de equipamentos, matéria – prima, custos fixos e variáveis.

Relacione os investimentos necessários para a implantação de seu negócio.
  • Levantar o investimento fixo (máquinas, instalações, móveis e utensílios).
  • Estimar os custos fixos mensais.
  • Pesquisar o percentual de impostos + comissões.
  • Estimar o faturamento, as compras e o montante de impostos + comissões.
  • Calcular a margem de contribuição e o seu índice.
  • Qual o lucro esperado para o faturamento estimado?
  • Determinar o estoque inicial ou de segurança.
  • Calcular a necessidade de capital de giro.
  • Investimento necessário: considerado o investimento fixo + necessidade de capital de giro.
  • Taxa de rentabilidade.
  • Prazo de retorno do investimento.
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