Estratégias de E-commerce

Confira as estratégias que vão ajudar a alavancar sua loja virtual.
Como vimos no post anterior, o e-commerce pode ser uma ferramenta utilizada pelo seu negócio para melhorar seus número de vendas e conseguir mais clientes, além da praticidade, ele oferece uma série de vantagens para o consumidor e permite você explorar de muitas maneiras a divulgação dos seus serviços e produtos.

Nesse matéria iremos exemplificar algumas estratégias que podem ser utilizadas para alavancar ainda mais seu e-commerce, estratégias essas que são consolidadas por grandes lojas virtuais e que podem ser replicadas de acordo com suas necessidades. O bom planejamento e boas estratégias no e-commerce vão fazer sua empresa conseguir melhores resultados e mais lucro.

Estratégias para desenvolver um e-commerce com qualidade

1. Segmentação de Clientes

Para um e-commerce que oferece diferentes tipos de produtos, essa prática de segmentar os clientes é de suma importância, essa segmentação pode ser desde sexo, idade, região e também por informações de intenção na loja virtual dos clientes e potenciais clientes coletadas por tecnologia de cookies ajudar as empresas a organizarem de melhor maneira a oferta dos produtos, sendo ela feita por exemplo por um e-mail marketing direcionado personalizado com as necessidades do cliente.

2. Marketing de Conteúdo

Outra estratégia de grande potencial é a prática do marketing de conteúdo, atrair seus clientes por meio de informações, artigos, comparativos de produtos entre outro tipos de conteúdo vai gerar maior credibilidade e conseguir mais clientes para seu e-commerce, são muitas as atividades dentro da estratégia de conteúdo, como a definição de personas, as pautas, calendário de postagens, etc.

A definição de personas é de suma importância para a prática, e também uma prática mais difícil de ser realizada do que a definição de um público-alvo. Ele precisa ser muito mais detalhado. Chamamos de persona exatamente porque você precisa idealizar uma pessoa específica. Com esse dados a produção de conteúdo pode ser bem mais detalhada e direcionada e muito mais eficiente.

A definição dos conteúdos também deve ser feita com cuidado, os assuntos abordados devem ser pertinentes ao seu negócio e gerar curiosidade e um canal de comunicação para o que o potencial cliente se sinta mais confiante e possa virar um cliente, é necessário criar conteúdo que façam o seus personas entrarem e descerem pelo funil de vendas.

Criar um calendário e definir uma rotina de postagens também é uma prática que deve ser utilizada no marketing de conteúdo, quando seus leitores e usuários sabem que seu blog sempre tem novos conteúdos que sua loja sempre terá novidades, eles voltam e assim gerando mais vendas para seu negócio.

Além disso o conteúdo gerado pelo próprio usuário também é de suma importância, como avaliações de produtos ou dicas, quando temos um comentário ou uma avaliação positiva, isso gera mais credibilidade ao negócio e a consequentemente mais vendas.

3.Aumentar o Ticket Médio

Outra prática bastante comum nesse tipo de negócio virtual é como as grandes lojas tentam aumentar o ticket médio (valor gasto pelo cliente em uma compra), em diversos sites vemos produtos relacionados, ou ofertas conjuntas para influenciar o comprador a adquirir produtos ou serviços por impulso.

A segmentação é bastante utilizada nessa parte tendo em vista que quanto mais informações você possui daquele usuário, melhor também vai ser a oferta dos produtos, aumentando a chance de efetivar vendas conjuntas, ou aquisição de outros produtos.

4. Fidelização de Clientes

Outra importante prática para alavancar seu negócio é a fidelização de clientes, as grandes lojas virtuais possuem grandes ações para fazer com que o cliente que comprou se sinta satisfeito e volte para adquirir novos produtos e serviços.

Cupons de desconto, programa de fidelidade, programa de pontos ou até mesmo um envio de amostra grátis junto com a compra são ações que podem ser desenvolvidas para fidelizar um cliente. Isso faz com que esse cliente se sinta mais contente e o valor agregado da compra seja maior.

5. Categorizar produtos e serviços

Criar novas categorias como de datas comemorativas, ou ocasiões especiais pode ser outra forma de melhorar suas vendas no e-commerce, trabalhar com essas sazonalidades é de suma importância pois você pode ofertar um produto ou serviço que o usuário necessita de comprar mais ainda não definiu exatamente o que ele queria. O mais comum é ver esse tipo de estratégia voltadas para presentes, mais também pode ser exploradas em outros sentidos como categorização de preço, planos e etc.

6. Simulações de compra em loja física

Outra prática mais nova que também pode ser utilizada é a simulação de compras em loja física, é a possibilidade de o usuário fazer uma contraproposta ao preço de um produto. Assim, é uma simulação da negociação que poderia ocorrer com o vendedor em uma loja física. Isso gera mais valor ao cliente que se sente mais confortável para adquirir um produto ou serviço.

Concluindo..

Um e-commerce de qualidade é uma prática que requer muito trabalho desenvolvido, planejamento e organização são pontos essenciais para desenvolver essa atividade, além disso utilizar estratégias já usadas por outras empresas do ramo podem ajudar sua empresa a conseguir melhores resultados e crescer no mundo virtual, é importante estar atento aos detalhes e gera valor para seu potencial cliente ou cliente. Com isso em mente você pode começar a desenvolver seu e-commerce e ofertar produtos e serviços de uma maneira mais prática e com maior alcance.

Damião Araujo

Diretor de Comunicação e Criação

+55 61 9 9829-9981 damiao.araujo@mekkalabs.com.br

Gustavo Vicente

Diretor de Marketing e Mídias Sociais

+55 61 9 8144-6535 gustavo.vicente@mekkalabs.com.br

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