Dentro desse cenário o co-marketing surgiu como uma estratégia alternativa para melhorar as pŕáticas de promoção e divulgação de produtos, serviços e soluções e com a colaboração de outras empresas e marcas, ambas conseguirem melhores resultados.
Nesse post iremos abordar essa prática e como ela pode ajudar seu negócio a conseguir melhores parcerias e alcançar seu público alvo de maneira mais eficaz e eficiente.
O que é Co-Marketing ?
A definição clássica que podemos exemplificar a estratégia de co-marketing seria, a união de duas empresas, para criar, promover, divulgar algum tipo de conteúdo, produto ou serviços que atinja um público alvo em comum. Nessa prática de mercado, ambas as empresas, são beneficiadas com os resultados que a ação de co-marketing produz.
Neste cenário podemos criar inúmeras possibilidades de associação entre empresas e negócios, que por muitas vezes não necessitem de ser do mesmo segmento de mercado ou possuir o mesmo público alvo, no co-marketing as duas empresas estão cientes dos objetivos e dos resultados que buscam na ação de marketing.
Co-Marketing x Co-Branding
Ao falar de co-marketing você já deve ter se deparado com outro termo bastante utilizado no marketing, o co-branding, apesar de serem parecidos, não possuem o mesmo significado.
No co-branding as ações em conjuntos buscam construir um produto ou serviços que fortifique ambas as empresas, um caso conhecido seria da Dell computadores que utilizada processadores Intel em seus produtos, e ambas as empresas são fortificadas cada uma em seu nicho de atuação.
Já no co-marketing a prática realizada na construção de um conteúdo ou de um produto ou serviço possuem objetivos singulares e a busca pela promoção, divulgação e compartilhamento dessa ação são responsabilidade de ambas, que também vão compartilhar os resultados gerados, seja pelo aumento de números de vendas, de leads gerados ou de novos clientes.
Vantagens de realizar um co-marketing
1. Maior Alcance
A produção de conteúdo é uma das práticas mais recomendáveis na estratégia de marketing de conteúdo, no co-marketing as ações que envolvem a produção de conteúdo e o alcance são fortificados pois com a ajuda de outro parceiro, você pode atingir um público alvo que normalmente não te daria atenção e conseguir aumentar de forma significativa o alcance das informações que você deseja transmitir, aumentando assim a sua chance de captar novos leads que poderão futuramente ser nutridos e se transformarem em clientes fiéis.
2. Divisão de Tarefas
Além do maior alcance, outra vantagem do co-marketing e que toda a parte de produção de conteúdo ou de ações de promoção e divulgação são divididos, buscando que ambas as partes fiquem mais tranquilas para o desenvolvimento das atividades, tendo em vista que nenhuma vai estar sobrecarregada de trabalhos para desenvolver.
3. Economia
A divisão de tarefas também agrega junto consigo a economia, já que a produção fica dividida em ambas as empresas os custos também são divididos, e em alguns casos, as práticas são absorvidas pelas empresas pois utilizam a mão de obra existente.
4. Reconhecimento de Mercado
Tendo em vista que sua empresa vai se unir a outra empresa, e ambas vão partilhar de um público alvo em comum e de objetivos em comum referentes aquele projeto, a divulgação e promoção vai ser feita por ambos os canais de comunicação das empresas, ao realizar o co-marketing sua empresa ganha mais notoriedade de mercado ao estar atuando em conjunto com outras empresas no mesmo segmento ou de segmentos diferentes. A prática de co-marketing busca o fortalecimento e notoriedade a partir da união de duas empresas, para que ambas melhorem seus lucros.
Vamos Começar ?
Para começar desenvolver o co-marketing o ideal é encontrar uma parceria que busque objetivos parecidos com os seus, é preciso levar me consideração alguns pontos para que a união seja de sucesso, tais como: referência no mercado de atuação, possui produção e divulgação de conteúdos e uma audiência, vai agregar soluções ao projeto, possui um público alvo semelhante.
Para que tudo saia como o esperado, o planejamento das práticas e ações também deve ser feito com cuidado, onde ambas as empresas tenham uma voz ativa e as definições do mesmo sejam traçadas de maneira conjunta. É necessário traçar os objetivos que a campanha busca, definir os canais de comunicação, definir prazos, dividir tarefas.
A avaliação dos resultados também é de suma importância para o desenvolvimento das atividades do co-marketing, criar métricas para avaliação e buscar os objetivos e resultados é essencial para estratégia funcionar e ambos as partes se sentirem satisfeitas. Além disso a mensuração dos resultados é de suma importância para a criação de novas parcerias.
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