Buzz Marketing

Melhore o reconhecimento e engajamento do seu negócio.
marketing digital chegou para ficar, e vem trazendo consigo uma enorme gama de possibilidades para criar, divulgar, desenvolver novos negócios e empresas. São inúmeras possibilidades e ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar seu empreendimento, Portanto a utilização dessa estratégia vem sendo fundamental para as empresas.

Dentro do cenário digital e com o grande volume de informação levada as pessoas, se destacar e estar na “boca” das pessoas, chamar atenção, atrair são os grandes desafios que devem ser superados pelas empresas para conseguir melhores resultados, ser mais reconhecida e melhorar o engajamento, com isso são várias as práticas utilizadas para captar a atenção desse cliente ou potencial cliente e hoje vamos apresentar a estratégia do Buzz Marketing.

Afinal, o que é Buzz Marketing ?

O buzz marketing é um conjunto de técnicas e práticas que vão fazer as pessoas a conversar e conhecer sua marca e com isso gerar engajamento e reconhecimento. Essa prática pode ser realizada de várias maneiras e ela busca, atingir o usuário curioso para gerar esse boca-a-boca. Visando sempre a atenção do consumidor, hoje em dias muitas empresas utilizam formas como os teasers de alavancar atenção dos usuários e conseguir futuros clientes.

Essa estratégia tem como base dois tipos de público diferentes: os pioneiros e os early adopters. Como esses dois tipos de consumidores são aqueles mais interessados em produtos e serviços inovadores ou estão mais dispostos a dar uma chance a empresas que não conheciam, eles são os mais indicados a serem os primeiros clientes ou potenciais clientes da sua marca.

A partir do momento que esse cliente está satisfeito e conhece sua marca, ele mesmo se encarregará de iniciar a discussão com outras pessoas, ajudando a tornar a sua marca ou empresa mais conhecida e garantindo os clientes que os seguirão.

Buzz Marketing x Marketing Viral

O Buzz Marketing e o Marketing viral podem até ser conceitos parecidos a primeira vista, porém se formos estudar e analisar os dois conceitos mais a funda, percebemos que existem grandes diferenças entre os dois.

No Marketing viral o conceito é criar uma mensagem ou ideia que seja altamente compartilhável e se espalhe de maneira orgânica como um vírus. E com o objetivo de atingir o maior números de pessoas possíveis e ter um grande alcance. Já no Buzz o objetivo não é apenas atrair e conseguir que essa pessoa visualize e conheça sua marca, buscamos aqui além de chamar atenção do cliente ou potencial cliente fazer com que esse converse sobre a marca e assim melhore seu engajamento.

Portanto a criação de conteúdo deve ser feita de maneira cuidadosa que possa despertar a vontade da pessoa de continuar a discutir um assunto e falar da sua marca.

Os botões do Buzz Marketing

Não temos que como falar de Buzz Marketing sem falar do publicitário Mark Hughes ele pesquisou afundo sobre o tema e escreveu um livro chamado buzzmarketing  o qual é considerado a maior obra relacionada ao assunto.

Em sua obra Mark cita seis tipo de assuntos que de alguma maneira vão ativar a vontade das pessoas de falarem sobre aquilo, os chamados “botões do Buzz”, e descobriu que o interesse era gerado de maneira instintiva quando acionados esse botões. Portanto dentro no âmbito profissional se alguma campanha de marketing ou de divulgação ativar um desces tipos de assunto a possibilidade de sucesso e de reconhecimento e engajamento aumenta.

Confira abaixo os 6 botões do Buzz Marketing.

Tabu

Quando falamos de Tabu, estamos relacionando a algo que é “proibido”. Assuntos que possam causar controversa, que permitam que as pessoas tomem partido e discursarem sobre o assunto.

Extraordinário

Extraordinário busca a satisfação total dos clientes, com algo de excelência, impactante, atrativo.

Hilário

Quando é engraçado também gera interesse, pois todas as pessoas gostam de sorrir, e se sentem interessadas e atraídas por esse tipo de assunto.

Incomum

Aqui Fugimos do padrão que conhecemos, pode ser um produto novo e muito avançado, ou algo revolucionário em seu segmento. O incomum busca despertar a curiosidade do público com novidades.

Chocante

Como o próprio nome já diz, tudo que choca as pessoas chama atenção, gera interesse, portanto quando mais impactante e chocante, mais atrativo será.

Segredos

As pessoas são curiosas por natureza, portanto revelar um segredo pode ser uma forma de atrair atenção completa e gerar discussão sobre determinado assunto, portanto esses assuntos sempre são uma forma de aumentar o buzz.

Concluindo

Vimos que o Buzz Marketing pode ser uma prática valiosa para melhorar o engajamento e o reconhecimento da sua marca, são inúmeras as possibilidades que esse tipo de estratégia proporciona, e com uma equipe de marketing talentosa você pode conseguir grandes resultados, é importante nessa prática desenvolver a atenção do público aplicando os conceitos dos “botões” e assim conseguir despertar nas pessoas um interesse natural sobre sua marca. 

Essas práticas aliadas as boas estratégias de relacionamento e vendas, fazem diferença nos seus resultados, com a melhoria dessas práticas o Branding da sua marca vai crescer e seu negócio alcançar melhores resultados.

Damião Araujo

Diretor de Comunicação e Criação

+55 61 9 9829-9981 damiao.araujo@mekkalabs.com.br

Gustavo Vicente

Diretor de Marketing e Mídias Sociais

+55 61 9 8144-6535 gustavo.vicente@mekkalabs.com.br

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