Brainstorm

Método de desenvolvimento e criação de novas ideias.
O mercado atual exige que as empresas estejam sempre atualizadas e desenvolvendo ideias inovadoras para atrair potenciais clientes e gerar fidelização. Para isso é necessário que se tenha um planejamento bem feito, e que a avaliação de ideias seja feita de maneira correta para que as escolhas sejam certas e os resultados positivos assegurados.

Uma das práticas ou métodos que podem ser utilizados para fazer essa avaliação e conseguir filtrar as melhores ideias é o Brainstorm, que se utilizado de maneira correta pode trazer novas e ideias e inovação para seu negócio.

O que é Brainstorm ?

Como o nome sugere, o Brainstorm seria uma tempestade de ideias, ou tempestade cerebral, é um método de dinâmica utilizada por décadas, e que busca soluções e ideias que filtradas e desenvolvidas podem resolver ou solucionar um problema ou inovar dentro da um negócio ou organização. A prática pode ser desenvolvida utilizando-se grupos de pessoas ou até mesmo de maneira individual, e pode ser de grande ajuda para criação de soluções práticas e objetivas.

Vamos começar…

1. Planejamento

Com os objetivos e o problema já em mente é hora de avisar os participantes e desenvolver a ideia de criação e Brainstorm, é bom que todos estejam cientes e busquem pesquisas  e informações em diferentes fontes, para que possam alimentar as ideias e ajudar no desenvolvimento do método.

2. Ambiente

A atmosfera para realização da prática deve ser ótima, livre de tensões e preocupações, criar um ambiente agradável vai ajudar e muito no desenvolvimento de ideias, o ambiente físico também é importante, busque um lugar, limpo, arejado e com boa iluminação e certifique-se que todos os participantes estejam tranquilos e acomodados. É essencial que todos se sintam a vontade para expor e discutir novas ideias e soluções.

3. Apresentação

É ideal ter o problema ou a ideia sobre o Brainstorm bem detalhada, agora é hora de apresentar esse problema para o time de participantes e explicar de maneira detalhada os pontos chaves para discussão, mantem o foco nos objetivos a serem abordados e nas soluções que realmente são importantes para o tema são de suma importância para os resultados positivos do método.

4. Moderação

Outro fator importante é a moderação da discussão, deve ser feita de maneira correta, e que ao mesmo tempo estimule os participantes a interagir e buscar soluções, a moderação deve sempre buscar manter o foco no problema e nos objetivos estabelecidos para que a produção de ideias e soluções alcance os resultados esperados. Um boa moderação vai fazer com que seu brainstorm seja equilibrado e funcione de maneira mais dinâmica.

5. Mensure

É importante anotar todos as ideias para que se possam mensurar aquelas que são mais importantes e desenvolve-las, o brainstorm busca sempre encontrar soluções para problemas, e assim você poderá ter uma visão mais clara dos assuntos que foram tratados e quais são mais relevantes para o tema, e assim conseguir fazer melhores escolhas e melhorar seus resultados.

Vimos que se realizado de maneira correta o brainstorm pode ser valioso para um negócio ou empresa e conseguir de maneira concreta soluções criativas para problemas que podem surgir no mercado. Para desenvolver a prática existem algumas técnicas que podem ser utilizadas que atendam a diferentes nichos e segmentos e inúmeros tipos de problemas.

Algumas técnicas para realizar um brainstorm.

Análise de Swot

A análise de Swot ou matriz das forças e fraqueza, oportunidades e ameaças é uma importante ferramenta para avaliar os pontos que podem ser melhorados na sua empresa e na identificação de problemas e soluções para seu negócio. Alem de definir de maneira mais clara e objetiva os assuntos mais relevantes. Sendo assim possível ter uma opção mais clara para tomar a decisão de mudanças e novas práticas.

Tempo

Viajar no tempo pode ser outra forma de abordagem no brainstorm, se colocar com um problema em diferentes épocas seja no passado ou no futuro, pode fazer com que você encontre diferentes soluções práticas que possam ajudar no seu negócio. É um exercício mais complexo e demanda de muita criatividade.

Atributo

A mudança de atributo é realmente se colocar na pele de outra pessoa e tentar imaginar como ela pensaria ou reagiria em determinada situação ou problema, é uma maneira diferente de encarar os problemas e pode ser de grade ajuda pois pode despertar diferentes opiniões a respeito do mesmo problema.

Gatilho

O método do gatilho é muito simples. A ideia é basicamente usar opiniões iniciais como ponto de partida para outras ideias melhores. Para que essa prática tenha mais eficiência é necessário juntar o maior número de ideias possíveis para que se possa encontrar diversas soluções, e partir da repetição se encontrar uma solução ou ideia definitiva.

Ideias Livres

É o método mais comum e de fácil utilização, após apresentada a situação todos tem o direito de falar sobre o assunto e expor suas ideias e pontos de vista livremente. E assim as ideias vão sendo melhoradas de maneira mais dinâmica com a colaboração de todos, é um método mais abrangente.

Medici

O efeito medici como é conhecido é um método que buscam solução em outros nichos e segmentos totalmente diferentes do seu, ele consiste em afirmar que empresas ou negócios totalmente distintos comparando objetivos e problemas semelhantes e podendo encontrar soluções práticas e que realmente tenha eficiência.

” O sacrifício é o intervalo entre seus objetivos e sua glória.”

Damião Araujo

Diretor de Comunicação e Criação

+55 61 9 9829-9981 damiao.araujo@mekkalabs.com.br

Gustavo Vicente

Diretor de Marketing e Mídias Sociais

+55 61 9 8144-6535 gustavo.vicente@mekkalabs.com.br

Quero saber mais sobre comunicação e marketing.

Conheça as vantagens dos serviços e soluções que a Mekka Labs oferece e fique atualizado sobre novidades, promoções, artigos, notícias, reportagens e informaçoes do mercado de comunicação e marketing. 

Você se cadastrou com sucesso.

Share This