SEO - Search Optimize Engine

Otimize seu site para os buscadores
Com o mundo globalizado e os diferentes modos de acessar a internet, uma das melhores formas de conseguir audiência para seu site é aparecer nas primeiras posições nos mecanismos de buscas da internet. Se tornar amigável para esses buscadores se tornou um fator de diferenciação, portanto, se tornando  determinante para empresas que querem ter notoriedade. Nesse sentido o SEO vem para ajudar sua empresa se tornar conhecida nos sistemas de busca como Google, Bing, Yahoo e etc…

O que é SEO ?

SEO (Search Engine Optimization) é o processo de otimização de um site, a partir de palavras-chave específicas, para deixá-lo mais amigável para os mecanismos de busca. Essas otimizações resultam em um melhor posicionamento de sua empresa ou site para buscas orgânicas. Essa optimização é realizada através de um conjunto de práticas e técnicas que são aplicadas à forma com que você produz o conteúdo para site e podem ser aplicadas de diversas maneiras.

Os motores de buscas são baseados em algoritmos e têm duas principais funcionalidades: uma é exibir resultados (com base nas consultas efetuadas nas plataformas) e a outra é indexar e rastrear os endereços existentes na internet. E tudo isso é feito de forma automatizada, daí a necessidade de entender como funciona esse sistema de busca para podermos aplicar melhores técnicas e práticas para otimização dos resultados.

Exemplo
Ao pesquisar sobre Marketing no Google, os resultados obtidos serão os orgânicos e os resultados encontrados serão aqueles que apresentarem o melhor conjunto de práticas de SEO.

Começando…

Definindo Palavras-chaves

Defina os principais termos que são consultados e estão relacionados ao seu conteúdo ou mercado de atuação.
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Otimizando títulos

O termos usados nos títulos da página devem conter as palavras-chaves definidas. Os Buscadores dão preferência aos trechos em negritos e títulos, que determinam os principais temas abordados.

 

Otimizando Imagens

Definir os tamanhos sem perder qualidade e adcionar as palavras chaves ao código das imagens são práticas que reforçam a qualidade do SEO aplicada a página.

Vídeos

Importante assim como nos conteúdos escritos e nas imagens, os vídeos precisam apresentar uma boa qualidade de roteiro e filmagem. Como as pessoas gastam mais tempo em vídeos do que em leitura, isso se torna um ótimo indicador para melhorar seus resultados nas buscas orgânicas.

Usabilidade do Site

Ter um site responsivo, ou seja, que se adapte as diferentes plataformas de acesso a internet (smartphones, tablets, gadjets..) serão melhores rankiados. Preservar sempre a relevância e confiabilidade dos conteúdos postados são importantes para as práticas de SEO.

Construindo Links

Para trabalhar com SEO no ambiente off-line é necessário entender que grande parte dessa construção não depende só de você. A Construção de links que diz respeito a citação de outras páginas sobre a sua é essencial para otimização dos sistemas de busca, quanto mais direcionamentos sua página tiver melhor será sua visibilidade.
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Palavras-chaves negativas

Para trabalhar com anúncios pagos, você deve estruturar também um jogo de palavras-chaves negativas que tem a a função de desabilitar seus anúncios em termos que você não quer que sejam associados. Evitando assim custos desnecessários para campanha de SEO.
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Meta Description

Na meta description o importante é o fato de esclarecer ao usuário, de forma breve, que determinado link realmente oferece um conteúdo relevante, ou seja, se a página irá ao menos cumprir com suas expectativas que o usuário busca, e deixar seus links mais amigáveis. A utilização de palavras-chaves na meta description é recomendável.

Heading tags

Trabalhar a hierarquia de títulos e subtítulos e pensar nas palavras que serão destacadas é um fator importante para o SEO, montar uma estratégia, conferir a repetição de algumas palavras pode ser um fator diferencial para sua empresa ser melhor rankiada.
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URLs

Tornar as URls do seu site amigáveis, de fácil compreensão e que descrevam o conteúdo acessado é uma das práticas adotadas no SEO, isso aumenta a credibilidade da página e ainda facilita os robôs dos mecanismos de busca a exibir o conteúdo mais relevante.

Redes Sociais

Trabalhar com a redes sociais, criar engajamento do conteúdo se tornou fundamental, as redes ajudam a você expandir e atingir seu público-alvo de maneira mais efetiva. Portanto criar links, contéudo de qualidade, ajuda você a ser tornar mais abrangente.

Autocomplete

Atualmente, a maioria dos sites de busca fornece informações através de um recurso chamado autocomplete, que é aquela sugestão de buscas relacionadas que aparecem enquanto digitamos algo que desejamos pesquisar. Criar descrições para esse recurso ajuda o usuário com dúvida a localizar um conteúdo específico e melhora a visibilidade da sua página.

Finalizando…

Desenvolver as práticas de SEO é fundamental no mundo global hoje, as pessoas vivem conectadas a internet quase que em tempo integral, inovar na criação de palavras-chaves, buscar termos relevantes, pensar nos potenciais clientes pode ser um diferencial para sua empresa no mercado.

Assim como na vida real, no mundo virtual também buscamos melhorar a experiência  e atingir mais pessoas com conteúdo de qualidade, ou seja, tornar o seu site mais agradável, trabalhar com categorias e subcategorias, tudo isso melhora a experiência dos usuários e facilita a visibilidade de site.

Lembrando sempre que cada empresa tem suas características que devem ser respeitadas, assim o SEO busca equalizar o que as pessoas procuram com o resultado das buscas e assim gerar público e engajamento para seu negócio.

Por fim, deve-se monitorar os resultados obtidos com o SEO, as taxas de conversões e os cliques, os acessos, as curtidas, afim de sempre estar atualizando as suas práticas de otimização e melhorando o rankiamento da sua página.

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