Tipografia 2

Confira as características. estilos tipográficos.
Na segunda parte do nosso artigo sobre tipografia, veremos as suas classificações tipográfica, os estilos e entraremos na composição tipográfica. São outros aspectos importantes a serem abordados nesse tema, e que vão ajudar você a fazer a escolha certa para sua necessidade.

Classificação Tipográfica

É umas das partes complexas da tipografia, existem vários tipos de classificações tipográficas que foram criadas e usadas ao longo dos anos.

  • O Sistema de Francis Thibaudeau
  • A DIN (Deutsches Für Normung)
  • Classificação Europa
  • Maximilian Vox
  • Robert Bringhurst
  • Maximilian Vox e, derivada dela, a Vox/ATYPI (Association Typographique Internationale)

Para não expandir muito o tema vamos usar como exemplo uma classificação mais comum com serifa e sem serifas, para mostrar os diferentes estilos que uma mesma classificação tipográfica pode ter.

Com Serifa:

Humanistas: Simulam a caligrafia clássica feita a mão e fazem parte dos primeiros tipos de metal produzidos na Itália e França entre os séculos XV e XVI.

Transicionais: Possuem serifas mais finas e planas com acabamento agudo e seu eixo vertical é levemente inclinado.
Modernas: Esse estilo possue serifas retas e um alto e contraste na espessuras das hastes. Eixo na vertical.
Mecânicas: Traço e serifas retangulares. São do século XIX  e vieram para uso em propagandas.

Sem Serifa:

Grotesco: Uma variação das letras mecânicas sem as serifa, oriundas do final do séc XIX.
Gothic: Possuem uma variação espessura dos seus  traços, é uma variação das grotescas gravadas nos EUA no final do séc XIX.
Humanistas: Possem leve variação no traço e resquícios de traços caligráficos, tem como origem a estrutura das letras serifadas.
Geométricas: Usam formas geométricas básicas para a suas estruturação.
Neo Grotesca: É variação das grotesca que surgiu na década de 1950.

Outros estilos:

Cursivas: São tipos que usam como referência a escrita manual, logo procuram reproduzir as características da escrita manual, geralmente possuem uma legibilidade complicada e sua utilização deve ser feita com cautela.
Gótica: É um tipo  com características dos manuscritos antigos. Procuram reproduzir a escrita dos monges copistas da idade média (anterior à invenção da tipografia). Normalmente são mais densas e com baixa legibilidade.
Fantasia: São tipos diversos, com diversas inspirações, padrões e características. O objetivo desses tipos é um passar um forte impacto visual. São bem irregulares algumas possuem boa legibilidade enquanto que outras quase nenhuma legibilidade. Normalmente funcionam melhor só em tamanhos grandes.
Históricas: São tipos inspirados nas escritas greco romanas. Também possuem muitas irregularidades e pouca legibilidade.

Características:

Tonalidade: Diz respeito a espessura (ou o peso) dos tipos: light,, thin, medium,roman, bold, black.

Largura: Se refere à relação entre a base e altura da letra. Existem inúmeras famílias que já vem com essas variações.
Postura: Trata-se da inclinação do eixo central das letras. A postura básica dos caracteres é regular (como eixo central vertical). Os caracteres regulares “inclinados” recebem o nome de “oblíquos”. O termo itálico é aplicado erradamente. Itálico diz respeito aos tipos cursivos.

Damião Araujo

Diretor de Comunicação e Criação

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Gustavo Vicente

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