Merchandising

Entenda essa estratégia usada para promoção.

O que é ?

Quando falamos do termo merchandising para um profissional de marketing ou de comunicação, percebemos que esse tema é bastante desenvolvido e do entendimento dessas pessoas, porém, quando inserimos esse termo para pessoas que não são da área ou que pouco conhecem dessas práticas de marketing, percebemos que muitos associam o merchadising a marcas, produtos ou serviços sendo expostos em programas de TV ou em séries e novelas e etc. Quando vemos um filme ou uma série que faz diretamente uma clara alusão a marca ou produto específico o termo usado para definir esse tipo de estratégia seria o Product Placement, que também está inserido em uma estratégia de marketing indireto.

Merchadising então poderia ser melhor definido como um conjunto de práticas bem definidas para alavancar, divulgar, promover um produto ou serviço dentro do seu ponto de venda. Esse conjunto de técnicas e práticas torna seu produto ou serviço oferecido mais atraente para o consumidor e traz melhores resultados para seu negócio. Alguns autores dividem essa estratégia de promoção em duas categorias, a visual e a editorial, porém com o avanço da tecnologia e das integrações, podemos criar novas categorizações como o eletrônico.

Visual
Visual são aquelas ações que buscam dar destaque ao produto seja com um apelo visual, ou montagem de gôndolas especiais, cartazes, banners, flyers, a posição desses produtos na prateleira, pilhas de produtos nos corredores principais da loja, adesivos promocionais, degustações, displays de balcão, produtos dispostos no check-out da loja, cross merchandising, entre outras formas de atrair os consumidores.
Editorial ou Product Placement
Como citamos no começo do texto essa prática de divulgação inserida dentro de programas de tv, séries, novelas, filmes, de maneira mais sutil, onde percebemos a presença de determinado produto, serviço ou marca, faz parte de uma estratégia de atingir o consumidor de maneira mais indireta, e também é conhecida por Product Placement.
Eletrônico
Com o surgimento de um mercado totalmente eletrônico, se tornou indispensável estar presente nesse meio de comunicação para as empresas, até mesmo porque a internet é o meio mais globalizado de comunicação e se tornou um imenso e complexo ponto de venda, de compra e oferta de produtos e serviços. São muitas as estratégias que envolvem a promoção de páginas e produtos e serviços no mundo online, criação de campanhas de anúncios, divulgação em mídias sociais, criação de conteúdo, campanhas de publicidade, mail-marketing são algumas dessas práticas utilizadas nesse imenso ponto de venda chamado internet.

“A publicidade move as pessoas na direção dos bens. O merchandising move os bens na direção das pessoas.”

Morris Hite

A prática do Merchandising deve ser feita com cuidado, sempre prezando pelos aspectos visuais e sensitivos das pessoas, com estratégias bem pensadas e montadas, você pode aumentar consideravelmente seu números de vendas de produtos e serviços e melhorar os seus resultados finais. São inúmeras as ações que podem ser desenvolvidas nessa estratégia, a criatividade e inovação são aspectos importantes e devem ser sempre bem explorados. Faça um bom planejamento de Merchandising e veja suas vendas subirem.
Share This