O que é ?
Quando falamos do termo merchandising para um profissional de marketing ou de comunicação, percebemos que esse tema é bastante desenvolvido e do entendimento dessas pessoas, porém, quando inserimos esse termo para pessoas que não são da área ou que pouco conhecem dessas práticas de marketing, percebemos que muitos associam o merchadising a marcas, produtos ou serviços sendo expostos em programas de TV ou em séries e novelas e etc. Quando vemos um filme ou uma série que faz diretamente uma clara alusão a marca ou produto específico o termo usado para definir esse tipo de estratégia seria o Product Placement, que também está inserido em uma estratégia de marketing indireto.
Merchadising então poderia ser melhor definido como um conjunto de práticas bem definidas para alavancar, divulgar, promover um produto ou serviço dentro do seu ponto de venda. Esse conjunto de técnicas e práticas torna seu produto ou serviço oferecido mais atraente para o consumidor e traz melhores resultados para seu negócio. Alguns autores dividem essa estratégia de promoção em duas categorias, a visual e a editorial, porém com o avanço da tecnologia e das integrações, podemos criar novas categorizações como o eletrônico.
Visual
Editorial ou Product Placement
Eletrônico
“A publicidade move as pessoas na direção dos bens. O merchandising move os bens na direção das pessoas.”
Morris Hite