Marketing Esportivo

Ferramenta lucrativa e que gera oportunidades de negócio

Hoje as práticas de Marketing moldam o mundo comercial e do entretenimento. O consumo e paixão estão cada vez mais conectados e assim o marketing esportivo vem se mostrando como uma eficiente ferramenta para gerar oportunidades de negócio e uma excelente para buscar novos métodos e uma experiência única para cada pessoa. 

O que é Marketing Esportivo ?

O Marketing Esportivo começou a entrar em evidencia no início da década de 1920, quando a empresa norte-americana Hillerich & Bradsby (H & B) lançou um plano de marketing e assumiu a produção de tacos de beisebol, essa ação fez com que o esporte começasse a ser visto e tratado então como uma oportunidade de negócio.

O marketing esportivo usa o esporte como ferramenta de comunicação. Ou seja, é uma forma de aproveitar as possibilidades que o mercado oferece para incrementar estratégias de marketing em tudo que envolve o meio esportivo.

É o processo de aproveitar que o esporte tem uma grande capacidade de viralizar conteúdo e ligar artifícios do marketing a uma paixão nacional. Além disso o marketing esportivo e responsável por determinar uma harmonia ou equilíbrio entre produção e consumo.  

E Funciona ?

Existe o fator passional da paixão pelo clube, evento, atleta ou produto e sendo o consumidor um torcedor apaixonado ele é muito mais suscetível a estímulos relacionados ao esporte. Várias campanhas bem elaboradas e bem sucedidas vêm trazendo um grande retorno.

Cases de Sucesso

Meu sangue é rubro- negro (EC Vitória)

Essa é uma campanha de 2012 do Esporte Clube Vitória para incentivar a doação de sangue, o clube tirou a cor vermelha da sua tradicional camisa rubro-negra, e a cada rodada, as listras vermelhas voltariam de acordo com as doações de sangue dos torcedores.

A ação foi muito bem aceita pelos torcedores, a meta era crescer 25% o numero de doações e em pouco tempo atingiram um aumento 46% e as listras voltaram para a camisa. O investimento da campanha foi de R$30.000,00, e teve um retorno de R$: 15.000.000,00 em mídia espontânea e mais de 1 milhão de Page views na web.

The time zone – Heineken

A campanha The Timezone foi feita em 2017 pela Heineken para ativar o seu patrocínio à UEFA Champions League. A cervejaria encontra solução para um problema do brasileiro fã do torneio: os jogos acontecem enquanto muitos trabalham.

A marca identificou que muitos brasileiros enfrentam dificuldades quando se trata acompanhar as partidas da Champions ao vivo: os jogos acontecem enquanto muitos trabalham. Desta maneira, resta assistir alguns lances pelo celular ou através de portais de esporte.

Pensando nisso, a Heineken lançou o The Timezone, a história de dois funcionários que, ao serem flagrados pelo RH de sua empresa assistindo a uma das partidas de futebol em seus computadores, passam por um momento de tensão quando são convocados para uma conversa com o diretor do RH.

Já prevendo o pior, ambos foram surpreendidos com o convite da Heineken para viverem um dia no fuso horário da Europa, assim conseguiriam acompanhar um jogo do campeonato. Para isso, eles precisam demonstrar seu amor pelo futebol e passar por desafios como acordar de madrugada, almoçar cedo e terminar o trabalho antes do horário do jogo. No final, os participantes são surpreendidos com ingressos para a final do campeonato.

Marketing Esportivo no Brasil

Apesar de ter um grande potencial, pode-se dizer que está bem atrasado em relação a outros países. As nossas estratégias de marketing estão muito limitadas a atletas e clubes, diferentes de outros países que envolvem todas as áreas esportivas. Apesar de existirem algumas campanhas que se destacam, ainda são poucas as campanhas que interagem com os consumidores a longo prazo.

E a utilização ?

Quando o marketing esportivo é feito de maneira estratégica e inteligente os retornos são sempre satisfatórios.

O marketing esportivo deve fazer um vinculo entre o consumo a paixão e o esporte e as empresas precisam ser vistas como parceiras e não apenas como negócios, visando ser lembrada nos momentos de emoção na vida do torcedor.

Concluindo

Podemos concluir que o Marketing Esportivo, assim como as outras vertentes do marketing, pretende atender as necessidades do consumidor. O esporte move milhões de torcedores apaixonados e o objetivo do marketing é garantir entretenimento para os seus consumidores e lucro para as empresas, e quando bem feito atinge os seus objetivos com êxito.

Damião Araujo

Diretor de Comunicação e Criação

+55 61 9 9829-9981 damiao.araujo@mekkalabs.com.br

Gustavo Vicente

Diretor de Marketing e Mídias Sociais

+55 61 9 8144-6535 gustavo.vicente@mekkalabs.com.br

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