Podemos cita algumas áreas de atuação na frente gestão de mercado que são:
1. Criação
Para marca, empresa ou negócio a atração e prospecção de novos clientes e potenciais consumidores. Criação de campanhas e promoções que atraiam o cliente de forma voluntária.
2. Expansão
Expandir seu mercado de atuação e capitar mais consumidores e clientes interessados em seus serviços e produtos.
3. Correção
Quando a imagem da marca ou empresa não estiver sendo bem percebida de maneira adequada pelos consumidores, ou quando estes não estiverem corretamente informados das características e vantagens ou serviço do anunciante.
4. Manutenção
Através da constante reafirmação das características e vantagens da marca ou empresa e da ação de reposta aos ataques e esforços da concorrência, mais importante que conquistar novos mercados e clientes, é mantê-los.
5. Consolidação
Quando o importante for solidificar uma posição conquistada através da reafirmação das qualidades da marca ou empresa.
6. Educação
Quando o consumo depender da formação de uma atitude ou hábito do consumidor. Evangelizadores da marca.
Concluindo…
Vimos que a gestão de mercado possui algumas áreas que podemos optimizar para gerar melhores resultados e conseguir uma fatia de mercado, estar atento ao desenvolvimento do mercado, no seu ambiente interno, no ambiente externo, se planejar são formas de melhorar seu negócio e entregar valor ao cliente.
Damião Araujo
Diretor de Comunicação e Criação
+55 61 9 9829-9981 damiao.araujo@mekkalabs.com.br
Gustavo Vicente
Diretor de Marketing e Mídias Sociais
+55 61 9 8144-6535 gustavo.vicente@mekkalabs.com.br