Endomarketing

Crie uma estratégia e melhores as ações internas do seu negócio.
Quando falamos de Endomarketing, estamos diretamente falando de um conjunto de estratégias e ações que juntas caracterizam e influenciam a parte interna da sua empresa e organização. Essas estratégias estão diretamente ligadas as pessoas que trabalham com você e com a percepção que essas funcionários e pessoas envolvidas tem do local de trabalho.

Esse tipo de estratégia vêm se tornando comum entre as organizações, com intuito de transformar seu ambiente interno em um local ótimo para se desenvolver projetos e onde as pessoas envolvidas estejam satisfeitas e possam transmitir para o ambiente externo essa percepção, assim agregando valor a imagem da empresa como ótimo local para se trabalhar, diminuindo assim o número de Turnover (rotatividade dos funcionários) e aumentando o número de profissionais qualificados em busca da sua empresa.

Para tudo isso se tornar tangível os esforços de marketing da empresa devem caminhar de mãos dadas com os esforços de recursos humanos, ambos unidos, vão monitorar o ambiente de trabalho sempre atento as necessidades de seus colaboradores e buscando nessas necessidades a possibilidade de melhora e crescimento. O Endomarketing então deve buscar sempre a motivação dos funcionários e assim mostrar para eles que são uma parte importante da empresa, fazendo com que esses vistam a camisa e trabalhem cada vez mais empenhados a entregar um melhor resultado.

As estratégias de marketing interno trazem várias melhorias para o ambiente empresarial, abaixo vamos citar algumas que fazem dessa estratégia um fator de diferenciação no mercado.

Motivação dos Colaboradores
O endormarketing auxilia diretamente na motivação do colaboradores, a partir do momento que esses percebem que fazem parte de uma equipe onde a qualidade e o bem estar são condições importantes, a possibilidade de melhorias se torna evidente, um funcionário mais motivado entrega resultados melhores e influencia outros a fazerem o mesmo.
Turnover
O turnover ou a rotatividade dos funcionários diminui sempre que práticas de endomarketing são utilizadas na empresa, quando motivados os colaboradores não apresentam essa vontade de se desligar da empresa, além de se sentirem parte integrante dos projetos, eles ficam apegados não só ao salário e sim as vantagens que determinada organização pode oferecer.
Comprometimento
Quando se trata de comprometimento, o endomarketing tem um papel importante, no momento que os colaboradores sentirem que são valorizados e acolhidos dentro de uma empresa, o compromisso com as obrigações e a lealdade desse funcionário aumenta e o envolvimento com a empresa e seus valores também.
Produtividade
A produtividade é um fato que também é alavancado com as estratégias de marketing interno, quanto mais motivados e envolvidos com a organização os colaboradores terão atitudes mais proativas, estando cada vez mais preocupados com o desenvolvimento e a entrega de melhores resultados para empresa.
Ambiente Organizacional
Com funcionários mais capacitados, mais motivados, buscando melhores resultados, o ambiente e clima de trabalho só tendem a melhorar, a saúde mental e desenvolvimento dos funcionários melhores consideravelmente e impacta diretamente na produtividade e entrega do seu negócio.
Apresentada as vantagens que a estratégia de marketing interno possui, vamos colocar em prática ações que realmente vão ajudar a empresa e os funcionários a estar mais envolvidos com os projetos e com o negócio. Como estamos falando de fatores internos, unir forças junto ao recursos humanos será necessário, buscar informações juntos aos colaboradores de necessidades, de melhorias a serem alcançadas e escutar o que esses tem a dizer sobre sua empresa é de suma importância para que a prática de Endomarketing funcione como esperado e traga resultados positivos. A implementação assim como o monitoramento de satisfação dos funcionários e colaboradores e essencial para esse tipo de estratégia.
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