Esse tipo de estratégia vêm se tornando comum entre as organizações, com intuito de transformar seu ambiente interno em um local ótimo para se desenvolver projetos e onde as pessoas envolvidas estejam satisfeitas e possam transmitir para o ambiente externo essa percepção, assim agregando valor a imagem da empresa como ótimo local para se trabalhar, diminuindo assim o número de Turnover (rotatividade dos funcionários) e aumentando o número de profissionais qualificados em busca da sua empresa.
Para tudo isso se tornar tangível os esforços de marketing da empresa devem caminhar de mãos dadas com os esforços de recursos humanos, ambos unidos, vão monitorar o ambiente de trabalho sempre atento as necessidades de seus colaboradores e buscando nessas necessidades a possibilidade de melhora e crescimento. O Endomarketing então deve buscar sempre a motivação dos funcionários e assim mostrar para eles que são uma parte importante da empresa, fazendo com que esses vistam a camisa e trabalhem cada vez mais empenhados a entregar um melhor resultado.
As estratégias de marketing interno trazem várias melhorias para o ambiente empresarial, abaixo vamos citar algumas que fazem dessa estratégia um fator de diferenciação no mercado.