1. Comunicação Interna
A comunicação interna é um fator chave para implementação das ações de marketing interno ou endomarketing, melhorar o dialogo entre a empresa e os funcionários, onde esses se sintam ouvidos pela organização e possam expressar melhorias, faz com que a proximidade entre ambas as partes se desenvolva. Com colaboradores se sentindo acolhidos e empenhados em entregar melhores resultados.
2. Referências dos Colaboradores
Para colocar em prática as ações de marketing interno é necessário identificar os pontos que não são satisfatórios para os colaboradores e buscar referências juntos aos mesmos para encontrar possibilidades de melhoria dentro do negócio, essa via de mão dupla é necessária, para que todos se sintam importantes dentro do projeto. A união entre o recursos humanos e marketing faz com que a busca por essas informações se torne mais fácil e a busca por soluções mais eficiente.
3. Integração
Para que as ações de endomarketing tenham resultados mais positivos é ideal que se tenha uma equipe unida e que buscam os mesmos objetivos, ajudar na integração dessas pessoas é um fator que se torna determinando para diminuir o turnover e melhorar o ambiente interno. Podemos promover a união da equipe de colaboradores de várias maneiras, sejam com happy hours, festas comemorativas, datas comemorativas, grupo de estudos, grupo de projetos, com realização de projetos socioculturais, onde os funcionários possam ter uma relação mais próxima de seus colegas e promover um tipo de integração diferente para os mesmos.
4. Palestras e eventos motivacionais
Desenvolver atividades que favoreçam e influenciem positivamente a motivação dos funcionários, desenvolver palestras, ajudam o ambiente interno da empresa, os funcionários se tornam mais qualificados e com maior quantidade de informações, se sentem valorizados e buscam retribuir isso para organização. Manter esse legado de acolhimento com os colaboradores é de suma importância para que os mesmos se sintam parte integradora dos projetos e possam entregar melhores resultados.
5. Benefícios e Plano de Carreira
A motivação dos funcionários já se mostrou se um aspecto fundamental para as ações de endomarketing, porém desenvolver esse aspecto não é tão fácil assim, por isso, é importante deixar claro para seus funcionários que a empresa valoriza seu trabalho diário e beneficia-los com bonificações se tornou prátia recomendável para o marketing interno, além disso desenvolver palestras, treinamentos, capacitação também são ações que ajudam a fortalecer o elo entre os stakeholders.Criar planos de carreira que os funcionários possam ter a oportunidade de crescimento profissional e financeiro é essencial para organização conseguir que seus colaboradores se empenhem o máximo em conseguir melhores resultados e vestir a camisa da empresa.
6. Agradecimentos
É importante que os funcionários saibam que o trabalho deles é bem visto e esta sendo valorizado, agradecer os colaboradores que desenvolvem um trabalho correto, se empenham, são proativos e buscam sempre ajudar a empresa e os colegas de trabalho é uma prática bem vista, isso pode se feito de várias maneiras, desde a promoção e oportunidades, até um simples lembrete de aniversário ou a visibilidade de bons exemplos e ações.
7. Eventos comerciais
Criar anualmente eventos comerciais que buscam a integração dos clientes, colaboradores e parceiros pode ser uma prática interessante para melhorar sua estratégia de endomarketing, a aproximação durante esses eventos otimiza a credibilidade e notoriedade da empresa. Agregado a isso podemos premiar os melhores colaboradores e clientes, ministrar palestras profissionalizantes e trabalhar com workshops, tudo isso sempre com a união junto ao recursos humanos visando melhorar os resultados e buscando a satisfação de toda as partes envolvidas.
8. Relações Públicas
A promoção de relações públicas é uma ferramenta importante na estratégia de marketing interno, manter a proximidade de comunicação com a sociedade, colaboradores, parceiros, acionistas é fundamental para que a imagem que a empresa busca transmitir seja a melhor possível, estar atento as necessidades da sociedade e pronto para ajudar esse local de desenvolver socioeconomicamente são um diferencial para seu negócio.
9. Workshops
Participe dos workshops, eventos e congressos do setor onde sua empresa ou negócio atua, estar atualizado, ter um stand e se possível até apresentar uma palestra ou ministrar um treinamento são importantes para seu segmento e importante para imagem da sua empresa perante seus funcionários e concorrentes, aquele velho ditado do que não é visto não é lembrado.
10. Treinamentos e capacitação
O treinamento e capacitação sempre deve estar presentes nas práticas de endomarketing, além de completar a estratégia de plano de carreira, os colaboradores vão se sentir acolhidos e vão melhorar seu engajamento com o negócio. Ministrar treinamentos e capacitação é fundamental para melhorar a equipe que você possui, formar lideranças e buscar melhores resultados no mercado atuante.