Email Marketing

Estratégia de segmentação e divulgação usada no marketing digital
Durante muito tempo o email foi banalizado, muitas vezes por se tratarem de spam, ou softwares maliciosos, e outras vezes por ser uma comunicação invasiva.

Com a evolução da tecnologia e dos meios de comunicação e com a acensão do marketing digital e da automação de marketing essa estratégia se tornou fundamental para o inbound marketing, sendo a melhor maneira de entregar a mensagem certa, para o cliente certo, na hora certa. E assim gerar melhores resultados para seu negócio. 

Portanto o email pode ser uma ferramenta de grande importância para o crescimento e fortalecimento do seu empreendimento no mercado digital.

O que é email marketing ?

O Email marketing é a comunicação da empresa ou negócio com seus clientes e potenciais clientes por meio de emails.

Por muitos anos o Email era utilizado como forma de divulgação de massa, chamado de mala direta, e muitas dessas mensagens não possuíam relevância para as pessoas que as recebiam, portanto, se tornando uma forma de comunicação invasiva que não atraia a atenção dos clientes e potenciais clientes.

Com a evolução da comunicação e das ferramentas de automação de marketing, o Email Marketing surgiu como a melhor maneira de se comunicar diretamente com seu clientes, de forma segmentada. E assim conseguir levar até aquele usuário uma informação, uma oferta, uma divulgação de produto ou serviço que realmente tenha importância para ele.

Vantagens do Email Marketing

Alcance

Hoje em dia existem mais de 2,5 bilhões de Emails registrados no planeta, ou seja, quase um terço da população mundial, portanto desenvolver a estratégia de Email marketing pode ser fundamental para divulgar os serviços e conceitos de uma determinada empresa. Além disso todas as ações que são realizadas pelos usuários em diferentes canais de comunicação necessitam de um Email cadastrado como entrada, seja ela para um cadastro, ou para um login em determinado site. É a forma de identificação daquela pessoal na internet.

Flexibilidade

O Email marketing é uma estratégia que te possibilidade uma inúmera variedade de criações. Ele é tudo que um profissional da área de marketing busca para desenvolver campanhas que atinjam os clientes e os potenciais clientes de forma eficaz e eficiente, nesse tipo de serviço a criatividade é fundamental.

A criação de templates, design, a possibilidade de adicionar vídeos, links entre outros variedades de conteúdo possibilitam entregar para o cliente uma oferta mais atrativa, de maneira com que essa tenha relevância para o usuário e consiga atingir os objetivos traçados no planejamento.

Possibilidade de alto retorno financeiro

Para desenvolver a estratégia de Email marketing você precisa ter um domínio, uma ferramenta que desenvolva a estratégia (automação) e uma pessoa para criar e gerenciar a campanha. Hoje no mercado existem inúmeras ferramentas que fazem essa automação das campanhas de Email como o Mailchimp, Aweber, Weblink. 

O investimento aqui não será tão alto e os resultados que podem ser atingidos com as campanhas poder ser satisfatórios ou espetaculares, vão desde de o aumento de leads, a nutrição dos mesmos, o ganho no número de clientes e contratos ou a fidelização de clientes. Se tornando uma prática de alto custo benefício. 

Segmentação

Na estratégia de Email marketing a divulgação e informação levada aos clientes e potenciais clientes te possibilita a vantagem da segmentação, poder categorizar e dividir diferentes tipos de clientes que possuem diferentes tipos de necessidades, com isso é possível levar aquele usuário exatamente o que ele procura e aumentar a credibilidade do seu negócio.

Além das vantagens já citadas acimar o Email marketing pode ter diferentes atuações, que vão além da promoção e divulgação de serviços e produtos ou de informação ao cliente e potencial cliente.

Esse tipo de estratégia cria um canal de comunicação direto com o usuário que pode ser utilizado de maneira mais pessoal para que o cliente se sinta mais acolhido pela empresa, aumentando assim seu engajamento e a credibilidade, além de tornar o atendimento mais humanizado. Aumentando assim a chance de alguma pessoal da sua base de Leads se torne um cliente.

Além do canal de comunicação mais direto, essa prática te permite realizar a promoção de conteúdos e divulgação de novos informações da sua empresa ou do seu blog, melhorando o engamento e a visualização das matérias e informações pertinentes ao seu negócio e aos clientes e potenciais interessados, e a possibilidade de educação dos mesmos.

A promoção de vendas de produtos e serviços também são outros das ações que podem ser realizadas e promovidos na estratégia e podem trazer ganhos significativos se bem planejados e executados.

Outro fator importante é a nutrição de leads, importante estratégia do inbound marketing onde é possível transformar seus assinantes em leads e esses leads em clientes, como uma ferramente de Email marketing e uma campanha bem realizada é possível nutrir leads e conseguir melhores resultados.

4 Tipos de Email para sua Estratégia

Atualizações de Conteúdo

Aumentando a interação com seus clientes e potenciais.

Newsletter

Desenvolvendo a interação e a relevância.

Convites e Eventos

Desenvolvendo a comunicação, humanização e a relevância.

Nutrição de Leads

Transformando assinantes em clientes.

Ferramenta gratuita para Automação de Email Marketing

MailChimp

O MailChimp é uma plataforma de E-mail Marketing conhecida mundialmente, ele busca simplificar todas as ações que envolvem essa prática de Inbound Marketing. Desde criar modelos de e-mails, templetes, usar HTML, entre outros ele também monitora suas campanhas de email e fornece dados importantes para melhorar sua estratégia. Além de possuir várias integrações com outros sistemas e softwares o MailChimp é gratuito.

Finalizando

Após essas dicas em mente, chegou a hora de montar sua lista de emails, é importante que essa lista seja sua da sua empresa, e que de maneira alguma seja uma lista adquirida ou comprada que são práticas não recomendadas. Esse tipo de prática pode prejudicar seriamente a imagem da sua empresa tendo em vista que as pessoas daquela lista podem não querem receber ou simplesmente suas informações não possuírem relevância para elas.

O ideal é criar uma estratégia em seu blog ou site para adquirir esses emails de maneira voluntária, conseguindo leads que realmente poder virar futuros clientes e trazer melhores resultados. Hoje existem várias maneiras de conseguir esse canal de comunicação direta com seus assinantes e diversos aplicativos que podem te ajudar a conseguir aumentar o número da sua lista de emails como por exemplos as landings pages (O caso mais comum é a página com o formulário para conversão de visitantes em Leads).

Contudo é importante dizer que para realizar a estratégia de Email marketing é preciso planejamento e colocar as mãos na massa, criar uma base de emails sólida e criar campanhas que atraiam esses usuários paras seus produtos e serviços, é uma estratégia que pode trazer resultados satisfatórios e com um grande custo benefício.

Damião Araujo

Diretor de Comunicação e Criação

+55 61 9 9829-9981 damiao.araujo@mekkalabs.com.br

Gustavo Vicente

Diretor de Marketing e Mídias Sociais

+55 61 9 8144-6535 gustavo.vicente@mekkalabs.com.br

Share This