7 métricas do Marketing Digital

Importante métrica para mensurar sua estratégia de marketing digital
Hoje em dia a prática do Marketing Digital ou Inbound Marketing vem sendo usada cada vez mais por empresas de todos os tamanhos para atrair clientes de maneira voluntária, ganhar credibilidade e notoriedade e consequentemente conseguir atingir melhores resultados. Como já visto em outros posts aqui no blog essa estratégia usa como base a comunicação direta com o cliente visando atrair, converter, fechar e encantar o cliente.

Esse processo hoje é feito de várias maneiras e possibilita que a criatividade seja um fator de diferenciação para a estratégia. Utilizar práticas de marketing de conteúdo, SEO, Webnars, Vídeos, Blogs, E-mail Marketing, são algumas das ações que podem ser implementadas na prática da estratégia de marketing digital.

A escolha dessa estratégia também vem sendo utilizada por facilitar a mensuração dos resultados, uma vez que a maioria das ferramentas que são utilizadas hoje, já oferecem um sistema integrado de monitoramento e gestão na prática do inbound. Esse acompanhamento das métricas facilita para empresas a tomada de decisão referente as estratégias utilizada contribuindo assim para as empresas e negócios serem mais eficazes em suas ações.

Confira abaixo 7 Métricas de Marketing Digital.

1. Taxa de Conversão

A taxa de conversão na verdade é a métrica mais importante para uma estratégia de Inbound marketing, com ela você consegue mensurar o real interesse desse possível cliente na sua empresa. A medição dessa taxa é feita pela divisão entre o número de visitas que sua página recebeu, dividido pelo número de cadastros realizadas (newsletter, promoções, e-mail marketing, chamada a ação e etc.) e assim temos a taxa de conversão. Ela consegue medir a real eficiência da sua prática de Inbound.

Ainda não temos um número que diga que a prática está sendo perfeita, geralmente esse número de conversões não é tão expressivo, porém isso depende da criatividade das estratégias e de cada negócio em específico. Portanto é necessários você saber bem os objetivos a serem alcançados com a ação.

Taxa de Conversão = Números de visitas / números de conversões

2. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Aqui medimos todos os esforços financeiros investidos para captar novos clientes. Com isso conseguimos medir quais as práticas de Inbound Marketing estão realmente sendo eficientes e trazendo mais clientes com um custo menor. Para mensurar essa métrica é importaten ter o máximo de informações sobre seu ciclo de venda e sobre seus consumidores. Aqui contabilizamos todos os custos que são utilizados para atrair, converter, fechar e encantar o cliente, desde uma ligação telefônica, a capacitação de funcionários, salários, campanhas, anúncios.

Para calcular o CAC somamos tudo o que foi gasto para conseguir um clientes e dividimos pela quantidade de clientes adquiridos.

CAC = soma dos investimentos / número de clientes adquiridos

3. Retorno sobre Investimento (ROI)

Uma das métrcas mais importantes para a prática de Inbound marketing, aqui mensuramos se os investimentos estão sendo feitos de maneira corretas e estão trazendo os resultados esperados e alcançando os objetivos traçados pelas ações. Para calcular essa métrica, pegamos todos o valor de receita adquirido pela empresa e subtraímos pelo custo dos produtos vendidos somados as investimentos feitos na campanha. Além disso o valor pode ser multiplicado por 100 para se obter um número porcentual sobre a métrica.

Cálculo: ROI = Receita gerada – (Custo dos produtos vendidos + Investimento na campanha) 

4. Visitantes, sessões e taxa de retorno

Na prática de marketing digital é de suma importância você saber a quantidade de tráfego que seu site está tendo e se suas campanhas de promoção estão tendo resultados, a taxa de visitantes é o número que vai te mostrar quantas pessoas estão acessando sua página, além disso podemos medir outras métricas como o números de sessões, que é definido por quais as páginas que esse usuários acessou e também mensurar o tempo que esse usuário ficou em seu website. Outra métrica que pode ser analisada é a taxa de retorno que é a porcentagem que mostra quantos desses usuários voltaram para sua página, o que pode indicar um interesse fazendo com que as empresas se preocupem com esse potencial cliente.

Todas essas métricas podem ser avaliadas pelo Google Analytics, plataforma gratuita disponibilizada pelo Google, com esses dados em mãos você consegue colocar em práticas novas ações para melhorar a visibilidade do seu negócio.

5. Taxa de Rejeição

O Objetivos do Inbound Marketing é atrair seu possíveis clientes de maneira voluntária, ou seja o interesse dessa pessoa em interagir ou comprar seus produtos. A taxa de rejeição medirá: um usuário que entrou em uma página do seu site, mas que por algum motivo saiu, sem realizar qualquer ação ou conversão com a página.

Sempre houve uma confusão entre a  taxa de rejeição com taxa de saída, na verdade há diferença entre essas duas métricas de Inbound Marketing. A taxa de rejeição mede os usuários que entraram e saíram por uma mesma página, sem praticar nenhum tipo de ação com o site, já a taxa de saída representa apenas os usuários que saíram por aquela página não levando em consideração a primeira página visitada pelo cliente.

Como a taxa de conversão a de rejeição também não tem um número que seja ideal, é importante aumentar o tempo de duração do seu usuário em sua página e atraí-lo com conteúdos importantes, com design atrativo, navegação simples entre outras práticas.

6. Visibilidade e engajamento

Outros fatores que devem ser observados e analisados são a visibilidade e engajamento do seu negócios. O primeiro mede quantas pessoas visualizaram seus post, publicações, conteúdos, webnars entre outras ações na prática do inbound marketing, principalmente dentro das redes sociais, já o engajamento mede as ações e reações desse público perante ao seu conteúdo, como curtidas, compartilhamentos, comentando um post ou etc.

É de suma importância estar atento a todas as métricas, os cliques nas publicações mostram o interesse em seu conteúdo. O número de seguidores significa o aumento da popularidade e notoriedade da sua empresa, além da propagação de sua mensagem. Compartilhamento também aumenta o engajamento e as chances de conquistar novos clientes.

7. Custo por Lead (CPL)

O lead é um cliente em potencial que teve algum interesse em seus produtos ou serviços. O custo por cliente (CPL) é uma métrica que nos permite saber o valor de cada lead gerado. É fundamental saber identificar o CPL, pois esse indicador está relacionado diretamente ao seu ROI.

Para chegar a esse valor é só dividir a quantidade investida com as ações de Inbound marketing pelo número de leads gerados, derivados das fontes de tráfego, blog, redes sociais, site, etc. Além disso deve ser observar os Leads Qualificados que são aqueles que já estão mais próximos do final do funil de vendas da sua empresa digital.

Concluindo…

Vimos portanto que praticar a estratégia de Inbound Marketing não é tão simples assim, é necessário estar atento a diversas métricas e mensurar as informações que esses indicadores fornecem e assim conseguir melhorar a estratégia e conseguir resultados positivos. Além das métricas vistas acimas existem outras que podem ser avaliadas, é importante estar atento as ferramentas utilizadas e se atualizar, pois a prática fornece inúmeras possibilidades e ferramentas que estão sempre evoluindo e oferecendo soluções que podem auxiliar seu negócio a crescer.

Fazer um planejamento e definir bem suas métricas, conhecer bem seu funil de vendas e ciclo de vendas, nutrir seus leads vão fazer com que sua estratégia alcance resultados mais satisfatórios. O importante é não desanimar e caminhar aos poucos, o inbound marketing não é feito da noite para o dia e demanda de um tempo hábil para trazer retorno para seu empreendimento.

Damião Araujo

Diretor de Comunicação e Criação

+55 61 9 9829-9981 damiao.araujo@mekkalabs.com.br

Gustavo Vicente

Diretor de Marketing e Mídias Sociais

+55 61 9 8144-6535 gustavo.vicente@mekkalabs.com.br

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