“Diferente do marketing e da publicidade tradicional, o Inbound Marketing atrai, em vez de interromper.”
Existem 3 grandes pilares que fazem dessa prática a mais completa para atrair possíveis clientes, são as estratégias de mídias sociais, search opitimize engine (SEO) e marketing de conteúdo, não ficando apenas a esses 3 pilares, porém, a prática dessa estratégia de comunicação depende muito da criatividade das pessoas envolvidas no desenvolvimento e criação dessas campanhas e das inúmeras variáveis que podem ser aplicadas. Veja abaixo algumas das ações que podem ser desenvolvidas para colocar em funcionamento o inbound marketing em seu negócio.
- Publicação de posts em blog
- Divulgação de Infográficos
- Ebooks e Whitepapers
- Webinars e Podcasts
- Relações Públicas
- Questionários
- Social Bookmarking
- Fóruns online
- Vídeos online
- Marketing em Comentários
- E-mail marketing
- SEO
- Conteúdo em Mídias Sociais
- Estratégias em Blogs
Inbound x Outbound
Diferente do Marketing comum o Inbound Marketing busca atrair clientes com conteúdo pertinente aquele público alvo específico, ao invés de utilizar a estratégia de interrupção, ele busca interagir com o potencial cliente e criar um vínculo com o mesmo. No outbound marketing ou marketing tradicional a informação ou promoção é levada até você e por muitas vezes você não está interessado em determinado produto ou serviço e acaba obrigado a receber tais informações. Nesse contexto a estratégia de Inbound busca ser menos invasivo ao consumidor e da a oportunidade para ele decidir o que mais lhe interessa a comunicação é uma via de mão dupla onde ambos podem expor suas dúvidas ou solicitações diferentemente do outbound que possui uma comunicação unilateral.
Quando falamos de custos a estratégia de inbound também se mostrou mais eficiente, conseguindo atingir e gerar uma maior número de cliente satisfeitos e potenciais clientes e diminuindo os custos com marketing tradicional, conseguindo gerar um número maior de conversões.Outra grande vantagem dessa estratégia é a capacidade de manutenção e coleta de informações ser bem mais sofisticada e menos engessada que na estratégia de marketing tradicional.
Apesar das inúmeras vantagens que o inbound tem a oferecer não devemo descartar a estratégia de outbound que deve ser usada e também poderá trazer resultados interessantes, o ideal é conseguir mesclar as duas estratégias e conseguir engajar mais clientes para seu negócio.
O Processo: