Briefing

Entenda seus clientes e supere expectativas.
O mercado hoje está cada vez mais exigente com as empresas e com a prestação de serviços. A comunicação clara e direta com o cliente é cada vez mais importante para o relacionamento e para fechar o ciclo de venda da seu negócio. Nesse contexto encontramos o termo Briefing muito utilizado pela Publicidade, essa prática vem para auxiliar as empresas a entender melhor os objetivos que seus clientes buscam em seus projetos,e priorizando a organização das suas ações de maneira mais eficiente.

 

O conceito de Briefing.

Briefing é o conjunto de informações e objetivos coletados para o desenvolvimento de um projeto ou planejamento, é uma ferramenta ou prática utilizada nas áreas de administração, design, marketing, publicidade, desenvolvimento web, e ajuda as empresas e negócios a organizar de maneira mais clara seus reais objetivos facilitando assim a execução das ações que vão gerar os resultados esperados. No mercado da comunicação o briefing vai nortear as ações que uma agência tomará, para que os resultados sejam positivos e o cliente saia satisfeito.

Um briefing bem executado deve possuir informações sobre os detalhes do seu cliente, dos produtos ou serviços prestados, análise do mercado atuante do seu cliente, os objetivos que esse cliente pretende alcançar, os detalhes do projetos a ser executado, qual perfil desse cliente, entre outros aspectos podem ser apresentados para auxiliar no desenvolvimento das ações.

Começando o brienfing.

Vamos citar alguns aspectos importantes para criar um briefing e ajudar seus clientes de maneira mais objetiva.

1. Histórico

É importante conseguir informações sobre a história do seu cliente, sobre seu mercado e informações da sua marca e empresa que ajudem a compor o cenário em que vamos atuar. Quanto mais informações sobre o histórico das empresas você obtiver melhor vai ser sua interação e entendimento do cenário atuante.

2. Problema

O problema provavelmente vai aparecer com o desenvolvimento do histórico, ter esse problema bem definido vai ajudar a você identificar as causas desse problema e idealizar soluções criativas e práticas para solução. É um ponto de suma importância pois a resolução deste item é a expectativa do cliente estão ligadas diretamente.

3. Público Alvo

Conhecer o público alvo que seu cliente possui é de suma importância pois cada empresa ou negócio possui um diferente público que possuem diferentes comportamentos de consumo, portanto esse é um ponto que deve ser pesquisado e mensurado com dedicação. Conhecer o público alvo é essencial para identificação da abordagem a ser utilizada pela empresa perante seus potenciais clientes ou clientes.

4. Orçamento

É um fator complicado mais de suma importância para o desenvolvimento de qualquer projeto, saber o orçamento que seu cliente possui para realizar as ações necessárias é essencial, com essa informação você saberá quais ações tomar e quais são as melhores opções que podem suprir a necessidade de atendimento e de custo e assim conseguir melhores resultados.

5. Tempo

Em qualquer projeto mensurar o tempo é importante, portanto não seria diferente na hora de realizar um briefing, saber o tempo que seu cliente tem para aquela demanda vai ajudar você a realizar a tarefa ou se planejar para execução, além disso dependendo dos prazos estipulados alguns serviços podem não ser realizados, portanto manter uma comunicação transparente a respeito de prazos e do tempo é de suma importância para que haja um equilíbrio e os serviços possam ser prestados com qualidade e no tempo certo.

6. Escopo

Montar um escopo do projeto é uma maneira interessante de começar a projetar as ações, quanto mais informações de maneira organizada você possuir mais fácil vai ser a pesquisa e solução dos problemas e a implementação de novas ideias para a idealização final do projeto. Ele vai projetar os objetivos reais que você busca atingir.

7. Objetivos

Definir junto ao cliente os objetivos a serem atingidos é de suma importância para entrega e realização das ações, esses objetivos devem ser traçados de maneira onde o cliente saia satisfeito e a empresa que vai desenvolver o serviço consiga atender suas necessidades, com os objetivos bem traçados os resultados são atingidos de maneira mais dinâmica.

8. Objeções

É sempre importante sabe o que seu cliente busca e o que ele gosta, mais também o que ele não gosta, mensurar essas informações vai permitir com que sua empresa não tome decisões erradas e busque soluções que atendam seu clientes que ele também tenha interesse. Essas informações são essenciais pois cada cliente tem diferentes opiniões e estão inseridos em diferentes mercados.

Finalizando…

Vimos que criar um briefing no mercado de comunicação ajuda seu negócio a identificar os problemas de seus clientes e ajuda-los de maneira mais eficiente, manter essa comunicação direta fortalece seu relacionamento interno e também seus relacionamento com seus clientes e potenciais clientes. O briefing é uma ferramenta poderosa e deve ser realizado com o objetivo de atingir os resultados esperados de maneira mais dinâmica e planejada, lembrando sempre que não existe um modelo de briefing, pois cada empresa, negócio ou organização tem diferentes mercados, atuam em diferentes segmentos, possuem diferentes públicos, e buscam soluções para inúmeros problemas de diferente escala, portanto, o briefing deve ser moldado de acordo com a necessidade do seu cliente.

 

Damião Araujo

Diretor de Comunicação e Criação

+55 61 9 9829-9981 damiao.araujo@mekkalabs.com.br

Gustavo Vicente

Diretor de Marketing e Mídias Sociais

+55 61 9 8144-6535 gustavo.vicente@mekkalabs.com.br

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