Afinal, o que é um E-commerce?
O e-commerce para muitas pessoas e a forma ou o lugar que vendemos e compramos produtos online, pela internet. Mais diferente do que muitos acreditam o e-commerce tem uma definição mais estratégica e diferente por exemplo de um Marketplace. Um e-commerce na verdade só recebe esse nome quando comercializa, vende ou oferta produtos e serviços de uma única empresa, seja fabricante ou revendedor, em uma plataforma de vendas online própria. Além disso não há um intermediador em todo o processo de venda.
Marketplace x E-commerce
Para simplificar vamos comparar as duas praças de vendas online, o marketplace é uma plataforma que oferece o serviço de vendas online para diversas empresas, negócios ou pessoas, basta se cadastrar de maneira simples e você já vai estar apto a cadastrar e vender seus produtos. Sendo atraente aos clientes pela facilidade e gestão.
No caso do marketplace você fica engessado em alguns aspectos, a medida que todos o sistema de cobrança já é pré definido e intermediado pela empresa que oferece o serviço, além disso, essas empresas que oferecem esse tipo de serviço geralmente também mantém responsabilidades sobre a entrega e logística dos mesmos.
Por outro lado o e-commerce te oferece maiores possibilidades, além da personalização e design único para sua loja virtual, as inúmeras possibilidades que essa atividade proporciona são o grande atrativo, uma vez que ao longo do desenvolvimento do e-commerce você possa criar novas ofertas, destacar produtos, criar categorias e facilitar a busca de novos clientes e potenciais clientes.
Os dois processos básicos que norteiam a sua atuação na loja virtual são o atendimento ao cliente e as vendas, com isso em mente outras automações também entram no cenário, controle de estoque, campanhas de marketing, controle de finanças, fazendo com que essa atividade tenha um poder estratégico muito maior que um marketplace.
Tipos de E-commerce
Além das duas praças de venda online que apresentamos, dentro do e-commerce existem subcategorias que podemos atuar e aprender um pouco mais sobre essa prática de compras e vendas pela web.
B2B x B2C
Existem empresas que praticam o e-commerce B2B (business to business) ou seja de empresa para empresa, essas lojas possuem um sistema de vendas e compra mais complexo pois as transações geralmente tem alto custo, essas empresas por muitas vezes atuam vendendo maquinários ou matérias primas para outras empresas.
Nesse tipo de transação são avaliados vários requisitos como condições de pagamento, nas regras de pedido mínimo, nas aprovações de cadastro e limite de crédito, nos impostos e no frete.
Já no B2C (business to Client) a venda e oferta de produtos realizadas pelo e-commerce se baseia que o cliente é o consumidor final daquele produto. Portanto abrindo um leque e uma grande variedade de produtos e serviços que podem ser oferecidos para diversos tipos de consumidor. Além disso o sistema não requer um sistema tão sofisticado em vista que as transações são bem menores do que as realizadas pelo B2B.
Atacadista x Varejista
No segmento atacadista o e-commerce baseia-se em vender grandes quantidades, em contra partida, a preocupação com a logística deve ser redobrada, é necessário manter bons contatos com empresas transportadoras e facilitar a entregar ou busca desses produtos. Um dos fatores interessantes é que nesse tipo de e-commerce geralmente encontramos a possibilidade de ir buscar os produtos na loja física.
O e-commerce de varejo já é o mais comum entre os dois citados, oferecendo preços mais atrativos aos clientes e facilidades como a comparação de preços e produtos, e grande variedades de ofertas e lojas para comprar. O ponto negativo desse negócio é que o sistema deve ser capaz de gerenciar o estoque de maneira perfeita, para que não haja problema na entrega ou na compra de produtos.
Produtos e Serviços Físicos x Produtos e Serviços Digitais
O e-commerce de produtos físicos é o mais comum hoje em dia, várias lojas e uma inúmera variedades de produtos são ofertados diariamente para várias pessoas no mundo. Mais o assunto fica ainda mais interessante quando nesse meio podemos ofertar outros tipos de serviços e produtos.
São e-commerce que vendem produtos virtuais como e-books, softwares, apostilas, cursos, filmes e outros materiais, comparada a categoria de produtos físicos ela supera vários obstáculos, tais como, entrega, logística, prazo, estoque. Oferecendo uma grande variedades de produtos e serviços que podem ser ofertados.
O problema que esse tipo de negócio enfrenta hoje em dia é a pirataria de informações, onde esses produtos e serviços podem ser adquiridos de outras maneiras, causando enorme prejuízos a empresa que oferece o material. A concorrência nesse tipo de negócio é bem maior tendo em vista que vários produtos podem ser adquiridos também de outra maneira.
Começando o e-commerce
1. Criando o site
Criar uma página de e-commerce hoje não é tão complicado como já foi antigamente, não é necessário grandes conhecimentos em programação e design, existem hoje inúmeras ferramentes de conteúdo e gerenciamento de e-commerce e vários templates que poder se escolhidos de acordo com seu gosto e seu negócio.
Uma das ferramentas mais utilizadas hoje é o WordPress, gerenciador de conteúdo mais utilizado do planeta, dentro dele podemos instalar aplicativos e buscar um template para personalizar de acordo com suas necessidades seu e-commerce. Lembrando sempre que um design atrativo e a boa organização são fundamentais no seu negócio.
2. Escolhendo o Servidor
Escolher um bom servidor é de suma importância para evitar inconvenientes tais como a página caindo, ou a demora para carregar os produtos oferecidos, além disso deve se prezar pela segurança, obtendo certificados que possam assegurar seu clientes e consumidores.
Existem alguns sistemas que te ajudam a escolher a melhor opção de servidor, o Melhor Hospedagem de Sites é um site que te ajuda a fazer a melhor escolha de acordo com suas necessidades.
3. Sistema de cobrança
A escolha do sistema de cobrança que será utilizado também é de suma importância para o seu e-commerce, até mesmo porque os clientes colocaram ali seus dados pessoais e bancários, existem dois tipos de sistema de cobrança hoje em dia, o que é desenvolvido para o sistema próprio ou a terceirização por outras plataformas que oferecem esse serviços tais como o Paypal ou Pagseguro.
Para e-commerce de menor porte a segunda opção é mais indicada tendo em vista que os consumidores podem ficam receosos de colocar seus dados em um sistema desconhecido, além disso, não há como negar que o uso de um sistema direto aumenta muito a responsabilidade do e-commerce sobre a segurança digital do site.
4. Logística e estoque
Como já citamos na matéria, o grande fator de um e-commerce estar por traz da tela, a integração entre o sistema de vendas e compras deve ser feita da melhor maneira possível, onde o estoque a logística estejam afiadas para podem cumprir os prazos e as entregas de maneira correta.
O cuidado com o armazenamento e transporte dos produtos também deve ser considerado como um fator crucial, tendo em vista que diferentes produtos possuem diferentes formas de transporte e armazenamento. É necessário também manter um controle do estoque de maneira a evitar que produtos fiquem encalhados ou faltem e gerem uma perda de vendas e clientes.
Por fim nesse aspectos citados é sempre bom manter boas parcerias com transportadoras afim de evitar vários problemas que podem prejudicar os resultados do seu negócio virtual.
5. Atendimento ao Cliente
Como citamos o atendimento ao cliente é um dos fatores que fazem o e-commerce ser uma tendência mundial hoje, você deve buscar canais de comunicação diretas com seus clientes e potenciais clientes. Quanto melhor for sua comunicação direta com seu cliente, menos reclamações irão surgir, aumentando assim sua reputação como e-commerce e gerando consequentemente melhores resultados para seu negócio.
Finalizando…
Aqui terminamos nossa matéria sobre e-commerce, com essas dicas você já pode começar pensar como desenvolver sua loja virtual, planejamento e organização são essenciais nesse tipo de negócio, além de uma comunicação direta com seus clientes. Em breve teremos outros assuntos relacionados ao e-commerce, tais como estratégias que podem ser adotadas e as métricas que podem ser avaliadas para melhorar o rendimento do seu e-commerce.
Damião Araujo
Diretor de Comunicação e Criação
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Gustavo Vicente
Diretor de Marketing e Mídias Sociais
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