Afinal, o que é Marketing de Guerrilha ?
O termo marketing de guerrilha faz jus ao nome, já que tem como característica ser mais impactante e direto com seus clientes e potenciais clientes, ou até mesmo mais agressivo, levando em conta seu segmento e seus concorrentes. O nome surgiu no finais no anos 70 pelo publicitário americano Jay Conrad Levinson e foi inspirado na guerra do Vietnã, onde mesmo com um poder de fogo inferior ao de seus inimigos utilizando táticas de guerrilha superaram seus adversários.
Ao trazer esse conceito para dentro do marketing, buscamos causar impacto nos consumidores com ações sobre o público com um investimento baixo.
Portanto investir nesse tipo de estratégia pode ser de suma importância para empresas que buscam estratégias de marketing para alavancar seu público e conseguir melhores resultados. As diferenças técnicas entre o marketing de guerrilha e as tradicionais formas de divulgação não são tão visíveis como se imagina.
O principal diferencial está na abordagem, como hoje em dias somos bombardeados com uma série de anúncios e propagandas que buscam atrair a atenção de produtos e serviços que muitas vezes não prestamos atenção, afinal, as pessoas não gostam de ser incomodadas por propagandas e publicidades inconvenientes.
Ai vemos a importância dessa prática que busca chamar a atenção dos consumidores com algo tão chamativo e as vezes inesperado que esse não consiga ignorar, criando uma diferente impressão sobre os clientes e potenciais clientes, o foco dessa estratégia está em provocar uma reação nas pessoas. E além disso por muitas vezes ainda cutucar de maneira direta ou indireta seus concorrentes de mercado.
Criatividade no mundo digital, leve o Marketing de Guerrilha para web.
O marketing de guerrilha não é uma estratégia apenas para o mundo físico, e também pode ser utilizado pelas empresas no âmbito digital. Descobrir os canais estratégicos para posicionar sua estratégia, como o foco é causar impacto nos usuários, você deve procurar onde seu público alvo se concentra e não medir esforços para que o maior número de pessoas seja alcançadas. Para funcionar a mensuração e o conhecimento do seu público alvo é de suma importância para criar uma boa estratégia de divulgação que levam aspectos culturais e até o tempo e o local onde são executadas.
Potencializar esse conteúdo também é de suma importância para que sua estratégia funcione, buscar ações que possam viralizar esse conteúdo são essenciais, além de potencializar as ações é ideal que sua empresa ou negócio tire proveito de outras maneiras e consiga informações preciosas durante essas práticas.
Aproveite assuntos que estão em evidência para alavancar suas campanhas, estar atento a essas oportunidades e se planejar com antecedência podem ser um diferencial não busca por melhores resultados, além disso a criatividade na hora da criação e divulgação da campanha e o investimento em interatividade são clássicas ações que ajudam a criar um campanha estratégica de guerrilha com qualidade.
Como o próprio nome diz, guerrilha, tem mensagens fortes e provocativas, busca o impacto e a reação dos usuários e pessoas, inovar, usar a criatividade podem ajudar sua empresa a engajar clientes, conseguir melhores resultados e sair da mesmice. Fazendo com que seu público fique atento a sua empresa e as novidades do seu segmento, gerando interesse e futuros negócios.
Damião Araujo
Diretor de Comunicação e Criação
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Diretor de Marketing e Mídias Sociais
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