Comportamento do Consumidor
Aprenda sobre alguns fatores que influenciam seu clientes decisão de compra.Dentre os estudos sobre o comportamento do consumidor, existem alguns fatores que podem ser analisados para obter vantagem competitiva sobre seus concorrentes e conseguir uma maior fatia de mercado. Vamos apresentar esse fatores e suas características, para ajudar você a fazer as melhores escolhas paras seus clientes.
Fatores de influência no comportamento do consumidor.
1. Cultura
Cultura é um dos fatores determinantes para os consumidores na decisão de compra, pode-se dizer que cultura é um conjunto de experiências que vivenciamos ao longo da vida, sejam elas boas ou ruins, desde costumes do país em que vivemos até o local onde moramos, nossa cidade, bairro ou etc.
2. Classe Social
Outro fator determinante na escolha dos clientes é a classe social onde esse consumidor está inserido, a tendência é que quanto menor a condição financeira desse público menor também vai ser sua visão e percepção sobre produtos e serviços para serem adquiridos, e a partir de uma melhora abrem-se novas possibilidades de compra aumento sua plenitude de escolhas. A classe social não vai ser determinante no preço em si, e sim na abordagem e na comunicação que é feita com esse consumidor, logo consumidores de classe social mais baixa consumiram produtos e serviços de apelo popular, em quantos outros consumidores de classe social mais alta vão preferir exclusividade.
3. Família e Amigos
Um dos fatores mais importantes de influência que vamos citar, hoje em dia com a grande quantidade de ofertas e inúmeros produtos e serviços, pedir opiniões sobre determinadas decisões se tornou uma prática comum, os consumidores e clientes sempre vão buscar esses informações com familiares e amigos que são as pessoas mais próximas e que tem maior credibilidade e respeito, portanto é sempre bom estar atento e investir nesse tipo de comunicação não só com o cliente mais também buscando atrair amigos e famiiares.
4. Influenciadores
Os influenciadores geralmente estão presentes em mídias de comunicação em massa como a internet e a televisão, eles buscam transmitir credibilidade a determinado bem de consumo ou serviço e atrair o público, nem sempre vão ser celebridades ou pessoas conhecidas, também pode ser pessoas que se destacam em seu próprio nicho de atuação de mercado.
5. Idade
Assim como familiares e amigos a idade é um fator importante para o comportamento do consumidor e sua decisão de compra, de acordo que esse comsumidor envelhece suas motivações e escolhas também mudam e amadurecem, fazendo com que isso influencie diretamente na escolha de produtos e serviços. Isso está diretamente ligado ao seu público alvo e com abordagem que sua empresa deve ter.
6. Personalidade
Como a personalidade de cada pessoa é única, isso se torna também um fator determinante nas escolhas desse potencial cliente, assim como suas escolhas sobre amizades, gostos musicais,
profissão, interesses, moldam como essa pessoa vai consumir.
7. Estilo de Vida
O estilo de vida compreende como a pessoa gasta seu tempo, é outro aspecto que define o comportamento do consumidor, aqui podemos conhecer mais sobre como nosso consumidor vive e quais hábitos de consumo ele possui, podemos também explicar porque algumas pessoas consomem produtos de valores exorbitantes, enquanto outras pessoas vivem consumindo apenas o básico.
8. Motivação Pessoal
Outro fator importante a ser observado no tema, aqui podemos observar os objetivos do nosso consumidor, suas metas que também influenciam nas suas decisões de escolha de longo e curto prazo, dependendo do nicho de atuação pode-se explorar a consumo indireto em vários mercados.
9. Crenças e princípios
Assim como a motivação pessoal, os princípios e crenças de uma pessoa fazem parte de um conjunto de valores que ligados a quem ela é. Vão ser determinantes na decisão de compra, portanto é importante agregar valoresa sua empresa e sua causa e conhecer o que seu público busca como essencial e o que ele não gostaria de ver em uma empresa.
10. Experiências Anteriores
Como o próprio nome já diz a experiência que seu cliente já teve com sua empresa ou negócio também é um fator importante na hora de escolha, boas experiências, cliente satisfeito, traz fidelização, ao contrário de más experiências que podem ser desastrosas e trazer grandes prejuízos a imagem e a marca da empresa, é também importante sempre manter uma comunicação direta com seus clientes e evitar futuros danos.
Damião Araujo
Diretor de Comunicação e Criação
+55 61 9 9829-9981 damiao.araujo@mekkalabs.com.br
Gustavo Vicente
Diretor de Marketing e Mídias Sociais
+55 61 9 8144-6535 gustavo.vicente@mekkalabs.com.br