Planejamento Estratégico de Marketing

Planejamento personalizado para seu negócio prosperar no mercado.
Porque fazer um Planejamento estratégico de Marketing é tão importante ?

A resposta para essa pergunta é simples, o importante é conseguir entregar VALOR ao cliente. Criar, entender, entregar e manter o valor para o consumidor se tornou fundamental para conquistar seu lugar no mercado. Dentro disso a Mekka busca apresentar soluções personalizadas para seu negócio, analisar o ambiente interno e externo, podendo assim buscar uma estratégia e montar um plano de ação que favorece seu empreendimento.

Planejamento Estratégico de Marketing

“Técnica administrativa que objetiva manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente, identificando oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos para o cumprimento de sua missão.”(Tavares, 2000)

Analise de Ambiente
A analise de ambiente é de extrema importância pois ela vai nortear os rumos da sua empresa, sendo dividida em dois ambientes.

Interno: O ambiente interno da empresa também deve ser levado em consideração na análise, pois envolve aspectos fundamentais sobre o seu bom ou o mau funcionamento, como os equipamentos disponíveis, a tecnologia, os recursos financeiros e humanos utilizados, os valores e objetivos que norteiam as suas ações. A partir daí, consegue-se ter uma visão maior das forças e fraquezas que também poderão afetar positiva ou negativamente o desempenho da sua empresa.

Externo: O ambiente externo que a envolve e a influencia de maneira positiva ou negativa é composto pelos concorrentes, consumidores, fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, legais, tecnológicos. Quando analisamos esses fatores, estamos analisando as ameaças e oportunidades do negócio.

Publico Alvo
É a identificação de um segmento particular ou segmentos da população que você deseja servir. O mercado consiste em muitos tipos e clientes, produtos e necessidades. Os consumidores podem ser agrupados de acordo com vários fatores:

Geográficos: Cidades, Países, Bairros, etc.

Demográficos: Pessoas Físicas – Faixa Etária, Sexo, Profissão, idade, renda, educação. Pessoas Jurídicas – Filiais, Número de Funcionários, Ramo de Atividade, Tempo de Atuação no Mercado, Imagem, localização.

Psicográficos: De acordo com seu estilo de vida, cultura.

Comportamentais: Hábitos de Consumo, benefícios procurados, freqüência de compra desse tipo de produto, lugar onde costuma comprar esse tipo de produto, ocasiões de compra e seus principais estímulos (preço, qualidade do produto, prazo de entrega, atendimento, localização, etc.)

Posicionamento de Mercado
Definir qual imagem deseja transmitir ao seu cliente em relação ao seu negócio. Essa imagem deve ser clara, distinta e bem definida em relação aos seus concorrentes garantindo uma larga vantagem sobre eles. Sendo diferenciação a palavra chave.
Marca
A criação da identidade de uma marca é de suma importância para uma empresa, ela deve transmitir credibilidade, segurança e ter valores que se assimilam ao do publico alvo que ela busca atingir. A criação de uma identidade de uma empresa/negocio/organização passa pela criação de uma logomarca, a definição da missão, visão e dos valores que ele busca transmitir.
Objetivos e Metas
Os objetivos e metas são os resultados que a empresa espera alcançar ao longo do tempo. Estão relacionados a missão e visão da empresa.

Objetivos: São as realizações que você deseja atingir em seu negocio com o passar do tempo.

Metas: São os caminhos que você irá percorrer a medida do tempo para alcançar os objetivos.

Estratégias de Marketing
A estratégia de marketing permite definir como sua empresa atingirá seus objetivos e metas e gerenciará seus relacionamentos com o mercado de maneira que obtenha vantagens sobre a concorrência.

O Composto de Marketing consiste nas decisões necessárias para determinar o composto de marketing, os cinco principais elementos de marketing (produto, preço, praça, promoção, pessoas)

Produto/Serviço: Produto como sendo um bem tangível (produto) ou intangível (serviço). Um produto é o bem que é ofertado numa transação comercial e deve dispor de características essenciais às necessidades do consumidor.

Preço: Preço é quanto o seu produto ou serviço vale para o consumidor. Para o seu negócio, o preço ideal de venda é aquele que cobre os custos do produto ou serviço e ainda proporciona o lucro desejado pela empresa. Seu preço deve ser definindo, pensando nos aspectos de seu produto e na relação dos valores de seus concorrentes.

Praça: Praça diz respeito a como o produto será colocado a disposição do seu cliente. A localização e estrutura adequadas, canais de distribuição de seu produto ou serviço, relação com fornecedores serão determinantes para levar ao cliente o que ele necessita. Podem ser físicos ou virtuais.

Promoção: A promoção tem a função de informar, lembrar e estimular a demanda relacionada às necessidades e desejos de seus clientes. Buscando sempre os canais de divulgação, distribuição e comunicação apropriados e a proximidade com o consumidor final e potenciais consumidores.

Pessoas: As pessoas são essenciais para o bom andamento do seu negócio e são elas as responsáveis pela qualidade do atendimento e dos serviços prestados.

Implementação
o sucesso da implementação do Plano de Marketing depende de um bom planejamento, da conscientização e do envolvimento dos funcionários, fatores essenciais para que se torne uma realidade. Devem ser considerados os seguintes fatores:

Ações: Identifique as atividades específicas a serem desempenhadas.

Período: Determine o prazo de execução de cada atividade.

Como: Defina a forma que as atividades deverão ser executadas na seqüência apropriada e por ordem de prioridade.

Responsável: Atribua responsabilidade pela execução e conclusão de cada atividade às pessoas mais indicadas.

Custo Estimado: Levante todos custos incluídos nas ações propostas, tais como custos de criação, confecção e envio dos materiais promocionais, custos de pessoal, entre outros.

Avaliação e controle
A avaliação e o controle de um Plano de Marketing permitem reduzir a diferença entre o desempenho esperado e o desempenho real, garantindo sua eficácia.

Damião Araujo

Diretor de Comunicação e Criação

+55 61 9 9829-9981 damiao.araujo@mekkalabs.com.br

Gustavo Vicente

Diretor de Marketing e Mídias Sociais

+55 61 9 8144-6535 gustavo.vicente@mekkalabs.com.br

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