Planejamento Estratégico de Marketing
Planejamento personalizado para seu negócio prosperar no mercado.A resposta para essa pergunta é simples, o importante é conseguir entregar VALOR ao cliente. Criar, entender, entregar e manter o valor para o consumidor se tornou fundamental para conquistar seu lugar no mercado. Dentro disso a Mekka busca apresentar soluções personalizadas para seu negócio, analisar o ambiente interno e externo, podendo assim buscar uma estratégia e montar um plano de ação que favorece seu empreendimento.
Planejamento Estratégico de Marketing
“Técnica administrativa que objetiva manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente, identificando oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos para o cumprimento de sua missão.”(Tavares, 2000)
Analise de Ambiente
Interno: O ambiente interno da empresa também deve ser levado em consideração na análise, pois envolve aspectos fundamentais sobre o seu bom ou o mau funcionamento, como os equipamentos disponíveis, a tecnologia, os recursos financeiros e humanos utilizados, os valores e objetivos que norteiam as suas ações. A partir daí, consegue-se ter uma visão maior das forças e fraquezas que também poderão afetar positiva ou negativamente o desempenho da sua empresa.
Externo: O ambiente externo que a envolve e a influencia de maneira positiva ou negativa é composto pelos concorrentes, consumidores, fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, legais, tecnológicos. Quando analisamos esses fatores, estamos analisando as ameaças e oportunidades do negócio.
Publico Alvo
Geográficos: Cidades, Países, Bairros, etc.
Demográficos: Pessoas Físicas – Faixa Etária, Sexo, Profissão, idade, renda, educação. Pessoas Jurídicas – Filiais, Número de Funcionários, Ramo de Atividade, Tempo de Atuação no Mercado, Imagem, localização.
Psicográficos: De acordo com seu estilo de vida, cultura.
Comportamentais: Hábitos de Consumo, benefícios procurados, freqüência de compra desse tipo de produto, lugar onde costuma comprar esse tipo de produto, ocasiões de compra e seus principais estímulos (preço, qualidade do produto, prazo de entrega, atendimento, localização, etc.)
Posicionamento de Mercado
Marca
Objetivos e Metas
Objetivos: São as realizações que você deseja atingir em seu negocio com o passar do tempo.
Metas: São os caminhos que você irá percorrer a medida do tempo para alcançar os objetivos.
Estratégias de Marketing
O Composto de Marketing consiste nas decisões necessárias para determinar o composto de marketing, os cinco principais elementos de marketing (produto, preço, praça, promoção, pessoas)
Produto/Serviço: Produto como sendo um bem tangível (produto) ou intangível (serviço). Um produto é o bem que é ofertado numa transação comercial e deve dispor de características essenciais às necessidades do consumidor.
Preço: Preço é quanto o seu produto ou serviço vale para o consumidor. Para o seu negócio, o preço ideal de venda é aquele que cobre os custos do produto ou serviço e ainda proporciona o lucro desejado pela empresa. Seu preço deve ser definindo, pensando nos aspectos de seu produto e na relação dos valores de seus concorrentes.
Praça: Praça diz respeito a como o produto será colocado a disposição do seu cliente. A localização e estrutura adequadas, canais de distribuição de seu produto ou serviço, relação com fornecedores serão determinantes para levar ao cliente o que ele necessita. Podem ser físicos ou virtuais.
Promoção: A promoção tem a função de informar, lembrar e estimular a demanda relacionada às necessidades e desejos de seus clientes. Buscando sempre os canais de divulgação, distribuição e comunicação apropriados e a proximidade com o consumidor final e potenciais consumidores.
Pessoas: As pessoas são essenciais para o bom andamento do seu negócio e são elas as responsáveis pela qualidade do atendimento e dos serviços prestados.
Implementação
Ações: Identifique as atividades específicas a serem desempenhadas.
Período: Determine o prazo de execução de cada atividade.
Como: Defina a forma que as atividades deverão ser executadas na seqüência apropriada e por ordem de prioridade.
Responsável: Atribua responsabilidade pela execução e conclusão de cada atividade às pessoas mais indicadas.
Custo Estimado: Levante todos custos incluídos nas ações propostas, tais como custos de criação, confecção e envio dos materiais promocionais, custos de pessoal, entre outros.
Avaliação e controle
Damião Araujo
Diretor de Comunicação e Criação
+55 61 9 9829-9981 damiao.araujo@mekkalabs.com.br
Gustavo Vicente
Diretor de Marketing e Mídias Sociais
+55 61 9 8144-6535 gustavo.vicente@mekkalabs.com.br