“Branding: persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar”
Wally Olins
Nesse contexto podemos inserir o termo Branding, que na verdade é a forma como vamos gerir a marca de determinada empresa ou negócio. Não se trata de um manual ou uma metodologia e sim um conjunto de práticas e ideias que em diferentes áreas, como design, marketing, administração, filosofia, antropologia. publicidade, propaganda atuam para entregar os valores que seu negócio busca transmitir aos consumidores e clientes.
Para criar esse posicionamento, essa identidade da sua marca e empresa devemos trabalhar com alguns fatores que podem ser decisivos para o fortalecimento da marca e realização do Branding. Esse fatores são internos, relacionados ao seus próprios colaboradores e externos, que falam da percepção das pessoas sobre sua marca.
Internos
- Conhecimento: o quanto as pessoas entendem os valores e objetivos da sua marca.
- Proteção: o quanto ela está protegida de diversas maneiras.
- Comprometimento: o quanto a empresa se compromete com o que a marca defende.
- Capacidade de adaptação: o quanto a marca está alinhada ao mercado.
Externos
- Autenticidade: sua marca precisa ter valores claros.
- Relevância: ela precisa provocar mudança na vida das pessoas.
- Diferenciação: ela precisa se distinguir claramente da concorrência.
- Presença: ela precisa estar presente em nos locais certos, nos momentos certos e nas situações certas.
- Entendimento: as pessoas precisam entender a que você veio.
- Consistência: a sua marca precisa atender as expectativas.