Branding

Diferencie, posicione-se, agregue valor, impulsione sua marca.

“Branding: persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar

Wally Olins

Para entender o termo Branding, antes vamos voltar um pouco e falar sobre marca. As marcas são formas tangíveis ou não tangíveis de que caracterizam uma empresa, negócio, produto ou serviço que quer ser reconhecida pelos consumidores, sejam representadas por logos, materiais, músicas, jingles, esse conjunto de elementos tenta transmitir e caracterizar sua empresa para atingir os clientes e potenciais clientes e serem um fator de diferenciação na hora da escolha.

Nesse contexto podemos inserir o termo Branding, que na verdade é a forma como vamos gerir a marca de determinada empresa ou negócio. Não se trata de um manual ou uma metodologia e sim um conjunto de práticas e ideias que em diferentes áreas, como design, marketing, administração, filosofia, antropologia. publicidade, propaganda atuam para entregar os valores que seu negócio busca transmitir aos consumidores e clientes.

Para criar esse posicionamento, essa identidade da sua marca e empresa devemos trabalhar com alguns fatores que podem ser decisivos para o fortalecimento da marca e realização do Branding. Esse fatores são internos, relacionados ao seus próprios colaboradores e externos, que falam da percepção das pessoas sobre sua marca.

Internos
  • Conhecimento: o quanto as pessoas entendem os valores e objetivos da sua marca.
  • Proteção: o quanto ela está protegida de diversas maneiras.
  • Comprometimento: o quanto a empresa se compromete com o que a marca defende.
  • Capacidade de adaptação: o quanto a marca está alinhada ao mercado.
Externos
  • Autenticidade: sua marca precisa ter valores claros.
  • Relevância: ela precisa provocar mudança na vida das pessoas.
  • Diferenciação: ela precisa se distinguir claramente da concorrência.
  • Presença: ela precisa estar presente em nos locais certos, nos momentos certos e nas situações certas.
  • Entendimento: as pessoas precisam entender a que você veio.
  • Consistência: a sua marca precisa atender as expectativas.
É importante estar sempre se atualizando e desenvolvendo os aspectos da sua marca, trabalhar a longo prazo, se planejar, monitorar os resultados, e investir é importante para seu negócio criar uma identidade e se posicionar da melhor maneira possível ao alcançar a maior quantidade de consumidores e clientes que buscam encontrar junto a sua marca uma identificação e assim na hora da escolha optar por sua empresa ao invés da concorrência. A gestão de marca é de suma importância para o mercado hoje em dia, deve ser feita de maneira correta e com qualidade, fortalecendo a marca, agregando valor e criando diferenciação e identificação para os consumidores e potenciais consumidores.
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